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Prolongamento da Avenida Severo Dullius

Porto Alegre: Eu curto. Eu cuido.

• Prolongamento duplicado: 2,4km
• Implantação de pontes
• Canalização de esgoto pluvial

O prolongamento da avenida Severo Dullius posibilitará conexão  com a avenida Sertório pelas ruas Dona Alzira e Sérgio B. Dietrich, contribuindo para as novas instalações do Aeroporto Internacional Salgado Filho e para o tráfego da região.

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Janeiro/2016 - Foto: Luciano Lanes / PMPA

Janeiro/2016 - Foto: Luciano Lanes / PMPA

Janeiro/2016 - Foto: Luciano Lanes / PMPA

Janeiro/2016 - Foto: Luciano Lanes / PMPA

Foto de: Joel Vargas/PMPA

Foto de: Joel Vargas/PMPA

Foto de: Joel Vargas/PMPA

Foto de: Joel Vargas/PMPA

Foto de: Joel Vargas/PMPA

Foto de: Joel Vargas/PMPA

Obra na rua Dona Alzira

Obra na rua Dona Alzira

Foto de: Joel Vargas/PMPA

Foto de: Joel Vargas/PMPA

Foto de: Joel Vargas/PMPA

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Obra na rua Dona Alzira

Obra na rua Dona Alzira

Obra na rua Dona Alzira

Obra na rua Dona Alzira

Obra na rua Dona Alzira

Obra na rua Dona Alzira

Foto de: Joel Vargas/PMPA

Foto de: Joel Vargas/PMPA

Obras Prolongamento da Avenida Severo Dullius

Obras Prolongamento da Avenida Severo Dullius

Obras Prolongamento da Avenida Severo Dullius

Obras Prolongamento da Avenida Severo Dullius

Maquete Severo Dullius

Maquete Severo Dullius

Maquete Severo Dullius

Maquete Severo Dullius

Prolongamento da Avenida Severo Dullius

Prolongamento da Avenida Severo Dullius

Prolongamento da Avenida Severo Dullius

Prolongamento da Avenida Severo Dullius

Antes e depois

Antes e depois

Antes e depois

Antes e depois

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  1. Trecho 1
  2. Trecho 2
  3. Remoção, substituição e deposição de solo de aterro sanitário
Detalhes Início da obra Término da obra

Prolongamento da rua Dona Alzira está a cargo do Walmart como contrapartida do investimento.

setembro/2011 dezembro/2013
Licitações das Obras da Copa (Editais, Atas, Erratas, Avisos, Situação, Empresa vencedora e Documentos em geral)
Execução Orçamentária e Financeira das Obras da Copa (Empenho, Liquidação e Pagamentos Efetuados por Lote e Obra)
Detalhes

A avenida Severo Dullius, hoje parcialmente implantada, está projetada como ligação entre a avenida dos Estados e a avenida Sertório através da rua Dona Alzira. O prolongamento e a qualificação dessa rota atenderão à demanda dos veículos que hoje saem do aeroporto em direção à Zona Norte de Porto Alegre, reduzindo a necessidade de utilização da avenida dos Estados e criando, um anel viário entorno do Aeroporto.

Licitações das Obras da Copa (Editais, Atas, Erratas, Avisos, Situação, Empresa vencedora e Documentos em geral)
Execução Orçamentária e Financeira das Obras da Copa (Empenho, Liquidação e Pagamentos Efetuados por Lote e Obra)

Status da obra: Status da obra: A obra foi iniciada em set-15; Obra em pleno andamento; A implantação do trecho da rua Dona Alzira que se conectará com a avenida Severo Dullius prolongada está concluída. Próxima etapa: - Na segunda quinzena de mai-16 ocorrerá o bloqueio da avenida Dique. Esse bloqueio é importante para possibilitar a execução da ponte sobre o dique que fará a conexão com o prolongamento da avenida Severo Dullius. Qualificação que a obra trará: - O fluxo de veículos e ônibus que acessa Porto Alegre pela avenida dos Estados e BR-116 terá condições, com a implantação do prolongamento da avenida Severo Dullius, de acessar a zona norte diretamente pela avenida Sertório, sem ter que acessar a Terceira Perimetral pela avenida Ceará. A rota alternativa de acesso à zona norte sem ter que acessar a avenida Sertório pela avenida Ceará será a seguinte: alça do viaduto que dá acesso ao aeroporto Salgado Filho, trecho da avenida Severo Dullius existente, trecho prolongado da avenida Severo Dullius, rua Dona Alzira e, finalmente, a avenida Sertório. Além disso, a obra de prolongamento criará um anel viário no entorno imediato do aeroporto Salgado Filho, facilitando a saída e chegada de veículos e ônibus ao aeroporto nos dias em que são realizados eventos e shows em casa de espetáculos existente em frente ao aeroporto. Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade: - O traçado original do projeto seguia a diretriz 704 do Plano Diretor. Porém, o trecho apresentava em seu leito células de aterro sanitário, depositadas em época que se operava no local o antigo aterro da Zona Norte. Devido a isso, o traçado não viabilizou-se sob ponto de vista ambiental, na medida em que seu licenciamento ambiental exigiria o estabelecimento de medidas técnicas e ambientais antieconômicas; - Assim, um novo traçado teve de ser estabelecido, desviando das células de aterro sanitário. Tal traçado foi amplamente discutido com a SMAM, de modo a restar viabilizada sua licença ambiental. Esse processo demandou tempo considerável até chegar a sua solução, fazendo com que o cronograma inicialmente planejado tivesse de sofrer ajustes; - O novo traçado foi submetido ao órgão de controle, o qual manifestou-se favoravelmente à sua implantação; - Outra medida necessária fora a necessidade de aprovação do projeto junto ao agente financiador. O projeto, por sua magnitude e complexidade, demandou um tempo considerável de análise. Em ago-15, sua aprovação fora conquistada, dando condições de início de obra para o mês de set-15; - As desapropriações necessárias à implantação do projeto foram judicializadas, fazendo com que o cronograma sofresse atrasos.

Custos da obra

Descrição Custo
Total do Projeto R$ 83.000.000,00