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17/11/2016 - BRT - Avenida Protásio Alves

RELATÓRIO OBRAS DE MOBILIDADE URBANA - OUTUBRO/2016

Relatório referente ao andamento das obras de mobilidade urbana em Porto Alegre no mês de outubro.

CORREDOR AVENIDA TRONCO

Dados da obra:

 • Início: mai-12
 • Extensão: 5,83km de duplicação
 • Custo: R$ 124,1 milhões
 • Estimativa de conclusão: dez-17 (depende de reassentamentos de famílias)

Qualificação que a obra trará:

• Implantação de ciclovia
• 16 estações de ônibus (08 por sentido)
• Melhoria da mobilidade urbana entre a zona central e as zonas leste e sul

Status da obra:

A obra (extensão total de 5,83km) desenvolve-se nos trechos que possuem áreas liberadas.

É uma obra de extrema complexidade no que se refere ao aspecto social, haja vista a necessidade do estabelecimento de solução habitacional às famílias que habitam no traçado do projeto.

Das 1525 famílias inicialmente existentes no traçado, aproximadamente 1355 (88,85%) tiveram resolvidas suas situações referentes à moradia (restam no traçado 170 famílias).

Quanto à indicação de uma data de conclusão da obra, não é possível estabelecer de forma definitiva, pois, embora faltem apenas 11,15% de solução habitacional, as famílias que ainda permanecem no traçado o habitam de forma dispersa, impossibilitando o estabelecimento de uma frente de obra contínua.

Em termos de disponibilização de trechos para a execução da obra, o projeto de qualificação viária da Tronco já conta com aproximadamente 81,00% do total das áreas necessárias. Nesse percentual de 81,00% estão inclusas as áreas em que já houve a pavimentação (trechos concluídos) e as áreas em que se estão trabalhando (trechos com obras em andamento).

Atualmente, a obra apresenta às seguinte situações em termos de frentes para sua execução:

• AVENIDA MOAB CALDAS (trecho de 600 metros, aproximadamente), entre a avenida Francisco Massena Vieira e rua Maria José Alberton Silva – Situação: Obra concluída (pavimentação), nos dois (02) sentidos;

• AVENIDA MOAB CALDAS (trecho de 550 metros, aproximadamente), entre a avenida Francisco Massena Vieira e a rua Gabriel Fialho Camargo (próximo ao Posto de Saúde da Cruzeiro do Sul PACS) – Situação: Obra em andamento, nos 2 sentidos. Previsão de conclusão: jun-17;

• AVENIDA TERESÓPOLIS (trecho de 500 metros, aproximadamente), entre as ruas Professor Carvalho de Freitas e Anchieta – Situação: Obra concluída (pavimentação), nos dois (02) sentidos;

• AVENIDA CORONEL GASTÃO HASLOCHER MAZERON (trecho de 800 metros, aproximadamente), entre a rua Catão Coelho e as proximidades da confluência da rua Mariano de Matos e avenida Dr. Carlos Barbosa – Situação: Obra concluída (pavimentação), nos dois (02) sentidos;

• AVENIDA CORONEL GASTÃO HASLOCHER MAZERON (trecho de 130 metros, aproximadamente), entre as proximidades da confluência da rua Mariano de Matos e avenida Dr. Carlos Barbosa e avenida Moab Caldas – Situação: Obra em andamento, em um (01) sentido. Previsão de conclusão: dez-16;

• AVENIDA MOAB CALDAS (trecho de 350 metros, aproximadamente), entre as ruas Maria José Alberton Silva e Dona Malvina – Situação: Obra em andamento, em um (01) sentido. Previsão de conclusão: dez-16;

• AVENIDA MOAB CALDAS / CRUZEIRO DO SUL (trecho de 500 metros, aproximadamente), entre as ruas Dona Malvina e Padre Nóbrega – Situação: Em obras, em um (01) sentido. Previsão de conclusão: dez-16;

• AVENIDA DIVISA (trecho de 200 metros, aproximadamente), entre as ruas Padre Nóbrega e Jacuí – Situação: Aguardando liberação de área (reassentamento de famílias). Previsão de conclusão: dez-17;

• AVENIDA DIVISA (trecho de 350 metros, aproximadamente), entre as ruas Jacuí e Comandaí – Situação: Em obras. Previsão de conclusão: dez-16;

• AVENIDA DIVISA (trecho de 150 metros, aproximadamente), entre as ruas Comandaí e Jaguari – Situação: Em obras. Previsão de conclusão: dez-16;

• AVENIDA DIVISA (trecho de 150 metros, aproximadamente), entre as ruas Jaguari e Upamaroti – Situação: Em obras. Previsão de conclusão: dez-16;

• AVENIDA DIVISA (trecho de 150 metros, aproximadamente), entre as ruas Upamaroti e Jataí – Situação: Em obras. Previsão de conclusão: dez-16;

• AVENIDA DIVISA (trecho de 150 metros, aproximadamente), entre as ruas Jataí e Curupaiti – Situação: Em obras. Previsão de conclusão: dez-16;

• AVENIDA DIVISA (trecho de 150 metros, aproximadamente), entre a rua Curupaiti e avenida Icaraí – Situação: Obra concluída (pavimentação), nos dois (02) sentidos. Previsão de conclusão: dez-16;

• RÓTULA DA ICARAÍ (área junto ao Hipódromo Cristal e próxima às avenidas Divisa e Icaraí) – Situação: Em obras. Previsão de conclusão: dez-16.

 

PAVIMENTAÇÃO CORREDOR BRT PROTÁSIO ALVES

Dados da obra:

• Início: mar-12
• Extensão: 7,0km
• Custo: R$ 18 milhões
• Estimativa de conclusão: Obra concluída

Status da obra:

Obra de pavimentação concluída

Próximas etapas:

 Implantação de barreiras de concreto para proteção de estações próximas a hospitais e escolas;

 Tratam-se de barreiras de concreto tipo New Jersey (NJ)

 Os NJ estão sendo fabricados de maneira pré-moldada e serão apenas instalados no corredor, numa operação de rápida execução. Os elementos pré-moldados estão previstos para serem todos fabricados até o final de dez-16. Já a implantação no corredor se dará no mês de jan-17, com previsão de conclusão para a 1ª quinzena de fev-17.


PAVIMENTAÇÃO CORREDOR BRT BENTO GONÇALVES

Dados da obra:

• Início: mar-12
• Extensão: 7,0km
• Custo: R$ 14 milhões
• Estimativa de conclusão: Obra concluída

Status da obra:

Obra de pavimentação concluída

 

PAVIMENTAÇÃO CORREDOR BRT JOÃO PESSOA

Dados da obra:

• Início: set-12
• Extensão: 3,2km
• Custo: R$ 5,6 milhões
• Estimativa de conclusão: dez-17

Status da obra:

 Obra executada em 60%;

 Já foram executados 1.920,00m metros de pavimento, de um total de 3.200,00 metros.

Próximas etapas:

 O contrato de execução está em encaminhamento de rescisão;

 Motivo: Uma das empresas participantes do consórcio está em processo de recuperação judicial. Não houve interesse do município nem do consórcio pela permanência do contrato;

 No primeiro semestre de 2017 haverá nova licitação para a execução da obra remanescente (1.280,00m). Está em elaboração o novo orçamento, de modo a lançar o edital, que será publicado em jan-17. A obra terá início em abr-17 e durará 12 meses.

Observação:

 Os 60% executados da obra estão em situação de uso e recebendo o tráfego dos ônibus. Não há nenhum desvio, pois houve conclusão plena dos 1.920,00m. Portanto, não há impacto no trânsito. O fluxo desenvolve-se normalmente.


CORREDOR VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA - DUPLICAÇÃO

TRECHO 1 – Trecho entre as ruas da Conceição e Ramiro Barcelos

Dados da obra:

• Início: jan-13
• Extensão: 0,75km
• Custo: R$ 13,3 milhões
• Estimativa de conclusão: dez-16 (pavimentação concluída; faltam apenas a sinalização e passeios públicos – calçadas)

Status da obra:

A execução da pavimentação foi concluída;

Faltam apenas a implantação da sinalização (horizontal e vertical) e a execução dos passeios públicos (calçadas);

Os enleivamentos (gramas) já foram plantados nos canteiros centrais;

Em dez-16 a obra será entregue;

A pavimentação do lote 1 (750 metros), nos dois sentidos (entre as ruas da Conceição e Álvaro Guaspary) está 100% executada.

Falta executar:

 Passeios públicos (calçadas);

 Pintura de sinalização (horizontal e vertical);

 Enleivamento nos canteiros (plantio de grama).


TRECHO 2 – Trecho entre a Ramiro Barcelos e Sertório

Dados da obra:

• Extensão: 2,5km
• Custo: R$ 35 milhões

Status da obra:

O lote 2 (entre a rua Ramiro Barcelos e avenida Sertório) tem extensão de 2,50km. Seu início depende de áreas que estão em processo judicial de desapropriação. Após iniciada, a obra terá cronograma de execução de 18 meses.


CORREDOR TERCEIRA PERIMETRAL
VIADUTO SÃO JORGE

Dados da obra:

• Início: ago-12
• Extensão: 540 metros
• Custo: R$ 73 milhões

Status da obra:

 Viaduto concluído

 

TRINCHEIRA DA ANITA

Dados da obra:

• Início: jan-13
• Extensão: 210 metros
• Custo: R$ 13,4 milhões
• Estimativa de conclusão: Passagem subterrânea concluída (as alças laterais do lado bairro serão concluídas até mar-17)

Status da obra:

 Essa passagem subterrânea já está em uso;

 Toda a estrutura da obra de arte está concluída;

 Até mar-17 serão liberadas as alças laterais do lado bairro.

Qualificação que a obra trouxe:

 Solução de transposição (evitando congestionamento) para um cruzamento onde circulam 75 mil veículos por dia.

Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:

 A obra foi retomada no final de maio de 2015, após a rescisão com a primeira colocada que vinha executando a obra;

 Protestos contra corte de árvores atrasaram o início da obra em seis meses;

 A obra era para ter iniciado em jun-12. Com o impedimento dos cortes, a obra só pode ter início em jan-13;

 A obra exigiu um aditivo para fazer frente ao desmonte de rocha. Esse processo de negociação demandou um tempo considerável, fazendo com que a obra diminuísse seu ritmo.

 

TRINCHEIRA DA CRISTÓVÃO

Dados da obra:

• Início: jul-14
• Extensão: 300 metros
• Custo: R$ 12,5 milhões
• Estimativa de conclusão: dez-16

Status da obra:

 Obra em andamento;

 Toda estrutura da obra de arte está executada;

 Falta executar 1,5% da escavação no lado bairro;

 Falta executar 10% da pista de rolamento

 Em execução muros de contenção junto à alça lateral (alça sul-bairro)

Qualificação que a obra trará:

 Solução de transposição (evitando congestionamento) para um cruzamento onde circulam 85 mil veículos por dia.

Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:

 Houve dificuldades na negociação de liberações de áreas;

 Desapropriações judiciais prejudicaram o cronograma dessa obra.

 

TRINCHEIRA DA CEARÁ

Dados da obra:

• Início: jan-13
• Extensão: 300 metros
• Custo: R$ 32 milhões
• Estimativa de conclusão: dez-16

Status da obra:

A obra está em fase final de conclusão. O percentual executado é de 92%. No final de dez-16 a obra estará concluída.

A implantação da passagem subterrânea contempla: estrutura da trincheira (paredes laterais de contenção, laje de fundo e as estroncas, que são elementos de concreto armado dispostos horizontalmente nas extremidades superiores das paredes laterais), pavimentação ao longo de seu eixo, implantação da casa de bombas (estrutura que realizará a drenagem pluvial da passagem subterrânea), pavimentação do eixo viário da avenida Farrapos (pavimentação sobre a trincheira) e alargamento da avenida Ceará.

Toda a estrutura da trincheira está concluída. No final de out-16 foi concluída a laje de fundo da passagem subterrânea. Durante o mês de nov-16 o alargamento da av. Ceará estará concluído. Para essa etapa ser concluída só falta executar o cruzamento da av. Ceará com a Rua 25 de Fevereiro.

Também no mês de nov-16 a pavimentação do eixo da av. Farrapos estará concluída. As lajes de concreto, que permitirão a execução dessa pavimentação, estão executadas (em processo de cura do concreto). A finalização da implantação de casa de bombas e a execução do pavimento no eixo da trincheira serão concluídas até o final da primeira quinzena de dez-16.

Concomitantemente a todos esses serviços que estão em fase final de execução, estão sendo realizados os trabalhos de acabamentos da estrutura da passagem subterrânea.

Até o final do ano a população de Porto Alegre e também da região metropolitana serão beneficiadas em termos de qualificação da mobilidade urbana. Aproximadamente 75 mil veículos circularão diariamente no cruzamento viário (av. Ceará x av. Farrapos) que será transposto por meio da passagem subterrânea.

Qualificação que a obra trará:

 Solução de transposição (evitando congestionamento) para um cruzamento onde circulam 75 mil veículos por dia.

Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:

 Renegociação de preços para fazer frente à nova solução estrutural da trincheira. O consórcio inicialmente recusou-se a aceitar os preços impostos pelo município, por considerá-los baixos. Tais preços já tinham passado pelo crivo do órgão de controle e agente financiador. Portanto, o município tinha convicção em seus valores. Após o município anunciar nova licitação, o consórcio voltou atrás e retomou a obra, em jan-15;

 A restrição de horários imposta à obra (trabalhos de execução das paredes diafragma somente à noite) levou a necessidade de estabelecimento de um cronograma com prazo de execução além do inicialmente planejado.


TRINCHEIRA DA PLÍNIO

Dados da obra:

 Início: Sem previsão (depende de decisão judicial quanto às áreas que pertencem ao município e encontram-se ocupadas)
 Extensão: 400 metros
 Custo: R$ 30 milhões

Status da obra:

 A obra não pode ser iniciada enquanto o município não retomar áreas que lhe pertencem e encontram-se ocupadas (ocupada por revenda de veículos). Tais áreas são fundamentais para o ritmo e continuidade de execução da obra;

 Todos os desvios necessários à fase de execução estão implantados. Foram executados reforços no pavimento das vias que serão utilizadas como desvio, além de sinalização apropriada.

Qualificação que a obra trará:

 Solução de transposição (evitando congestionamento) para um cruzamento onde circulam 93 mil veículos por dia.

Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:

 A Justiça ainda não deu a reintegração de posse da área ocupada pela revenda de veículos em favor do município;

 O município aguarda também a reintegração de área atualmente ocupada por loja de borracharia;

 Enquanto o município não retomar tais áreas, a obra não poderá ser iniciada. Como as áreas localizam-se em pontos importantes da obra, suas liberações previamente à obra impõe-se, sob pena de restar no cruzamento da Terceira Perimetral bloqueios por tempo indeterminado, haja vista os prazos recursais inerentes às disputas judiciais.

 

PROLONGAMENTO DA SEVERO DULLIUS

Dados da obra:

 Início: Set-15
 Extensão: 1,9km
 Custo: R$ 69 milhões
 Estimativa de término: dez-16

Status da obra:

 A obra foi iniciada em set-15;

 Obra em pleno andamento;

 A implantação do trecho da rua Dona Alzira que se conectará com a avenida Severo Dullius prolongada está concluída;

 As duas pistas entre as avenidas. Dique e Sérgio Dietrich já receberam asfalto;

Qualificação que a obra trará:

O fluxo de veículos e ônibus que acessa Porto Alegre pela avenida dos Estados e BR-116 terá condições, com a implantação do prolongamento da avenida Severo Dullius, de acessar a zona norte diretamente pela avenida Sertório, sem ter que acessar a Terceira Perimetral pela avenida Ceará.

A rota alternativa de acesso à zona norte sem ter que acessar a avenida Sertório pela avenida Ceará será a seguinte:

Alça do viaduto que dá acesso ao aeroporto Salgado Filho, trecho da avenida Severo Dullius existente, trecho prolongado da avenida Severo Dullius, rua Dona Alzira e, finalmente, a avenida Sertório.

Além disso, a obra de prolongamento criará um anel viário no entorno imediato do aeroporto Salgado Filho, facilitando a saída e chegada de veículos e ônibus ao aeroporto nos dias em que são realizados eventos e shows em casa de espetáculos existente em frente ao aeroporto.

Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:

 O traçado original do projeto seguia a diretriz 704 do Plano Diretor. Porém, o trecho apresentava em seu leito células de aterro sanitário, depositadas em época que se operava no local o antigo aterro da Zona Norte. Devido a isso, o traçado não viabilizou-se sob ponto de vista ambiental, na medida em que seu licenciamento ambiental exigiria o estabelecimento de medidas técnicas e ambientais antieconômicas;

 Assim, um novo traçado teve de ser estabelecido, desviando das células de aterro sanitário. Tal traçado foi amplamente discutido com a SMAM, de modo a restar viabilizada sua licença ambiental. Esse processo demandou tempo considerável até chegar a sua solução, fazendo com que o cronograma inicialmente planejado tivesse de sofrer ajustes;

 O novo traçado foi submetido ao órgão de controle, o qual manifestou-se favoravelmente à sua implantação;

 As desapropriações necessárias à implantação do projeto foram judicializadas, fazendo com que o cronograma sofresse atrasos.