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21/09/2015 - Implantação de 5 Obras na III Perimetral

RELATÓRIO OBRAS DE MOBILIDADE URBANA - MES DE SETEMBRO / 2015

Relatório referente ao andamento das obras de mobilidade urbana em Porto Alegre no mês de setembro

CORREDOR AVENIDA TRONCO

Dados da obra:
 • Início: maio/2012
 • Extensão: 6,2km de duplicação
 • Custo: R$ 124,1 milhões
 • Estimativa de conclusão: dezembro/2016

Qualificação que a obra trará:
Implantação de ciclovia
16 estações de ônibus (8 por sentido)
Melhoria da mobilidade urbana entre a zona central e as zonas leste e sul

Status da obra:

-Trecho da Teresopolis
Pavimentação concluída
A pavimentação no trecho de 500 metros, que inclui a execução das placas de concreto do corredor de ônibus, está concluída. A pista no sentido bairro-centro está liberada ao tráfego. O sentido centro-bairro está bloqueado para a conclusão da execução do passeio público (calçadas).

-Trecho da Gastão Mazeron
Trecho em obras
Dos 800 metros de extensão desse trecho, estão concluídos 700 metros de pavimentação, incluindo corredor de ônibus com placas de concreto. Na segunda quinzena de setembro será instalada nesse trecho a sinalização horizontal e vertical. No mês de agosto de 2015, a obra conseguiu avançar sobre os 100 metros restantes, que encontrava-se ocupado por famílias cadastradas no Programa Minha Casa, Minha Vida. A conclusão final de todo o trecho de 800 metros, incluindo a implantação das sinalizações horizontais e verticais está prevista para acontecer até dez-15. Esses 800 metros de via darão funcionalidade à mobilidade urbana da região, qualificando seu tráfego de ônibus e veículos, na medida em que a avenida Carlos Barbosa ficará menos carregada de fluxo viário. O trecho de 800 metros da avenida Gastão Mazeron receberá parte do fluxo que atualmente desloca-se apenas pela avenida Carlos Barbosa.


- Trecho da Moab Caldas – Trecho entre a rua Francisco Massena Vieira e Passagem H
Trecho em obra.
Esse trecho tem extensão de 750 metros. A pista à direita (tomando como referência o sentido avenida Icaraí - avenida Carlos Barbosa) apresenta pavimentação concluída. Na pista à esquerda (sentido avenida Icaraí – avenida Carlos Barbosa), estão executados 600 metros de pavimentação, incluindo corredor de ônibus. A execução dos 150 metros restantes da pista à esquerda (entre a rua Neves e Passagem H) depende da realocação de famílias cadastradas no plano habitacional.

- Trecho da Cruzeiro do Sul – Trecho entre as ruas Dona Malvina e Padre Nóbrega
Trecho em obras
Obra em andamento nesse trecho de 500 metros. A obra incluiu a pavimentação asfáltica e pavimentação em placas de concreto para o corredor de ônibus.

-Trecho da Divisa – Trecho entre a rua Curupaiti e Icaraí
Trecho em obras
Nesse trecho, além dos 150 metros de pavimentação, está sendo executada a obra da futura rótula viária da avenida Icaraí. Os trabalhos de terraplenagem da rótula estão em pleno andamento.


Das 1525 famílias que encontravam-se no traçado da obra, 1225 já foram realocadas, por meio do bônus moradia, indenizações e aluguel social. 

 

PAVIMENTAÇÃO CORREDOR BRT PROTÁSIO ALVES

Dados da obra:
• Início: março/2012
• Extensão: 7,0km
• Custo: R$ 18 milhões
• Estimativa de conclusão: dezembro/2015

Status da obra:
A obra está na fase final de execução.

-Falta executar:
Metade (2ª etapa) da pavimentação no cruzamento da Osvaldo Aranha com a rua Paulo Gama (entrada do túnel da Conceição). A execução da pavimentação nesse cruzamento deu-se em etapas (1ª e 2ª etapas) para possibilitar a continuidade do fluxo viário, mesmo que em meia pista. A conclusão está prevista para o final de outubro de 2015

Metade (2ª etapa) da pavimentação no cruzamento da Protásio Alves com a rua Cristiano Fischer. A execução da pavimentação nesse cruzamento deu-se em etapas (1ª e 2ª etapas) para possibilitar a continuidade do fluxo viário, mesmo que em meia pista. A conclusão está prevista para o final de outubro de 2015

Trecho de 350 metros de extensão na Protásio Alves, entre a Lucas de Oliveira e avenida Neusa Goulart Brizola. Nesse trecho também haverá adequações no pavimento das plataformas de embarque / desembarque (sentido centro-bairro e bairro-centro) da estação de ônibus Vicente da Fontoura. As obras nesse trecho serão iniciadas na segunda quinzena de setembro de 2015, com conclusão prevista para dezembro de 2015.

O pavimento de concreto do trecho de 150 metros entre a rua Corte Real e Lucas de Oliveira foi executado no final de agosto de 2015. No final de setembro, quando o concreto atingir resistência mínima, o trecho será liberado para circulação de ônibus.

 


PAVIMENTAÇÃO CORREDOR BRT BENTO GONÇALVES

Dados da obra:
• Início: março/2012
• Extensão: 7,0km
• Custo: R$ 14 milhões
• Estimativa de conclusão: dezembro/2015

Status da obra:
A obra está na fase final de execução

-Falta executar:
Trecho de 150 metros sob o viaduto São Jorge
Na segunda quinzena de setembro de 2015 esse trecho terá início de obra. Sua conclusão está prevista para dezembro de 2015.

PAVIMENTAÇÃO CORREDOR BRT JOÃO PESSOA

Dados da obra:
• Início: setembro 2012
• Extensão: 3,4km
• Custo: R$ 5,6 milhões
• Estimativa de conclusão: junho/2016
 

Status da obra:
Obra em andamento
Trecho de 2km executados.

 

CORREDOR VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA - DUPLICAÇÃO

Trecho 1 – Trecho entre as ruas da Conceição e Ramiro Barcelos
Dados da obra:
• Início: janeiro/2013
• Extensão: 1,0km
• Custo: R$ 13,3 milhões
• Estimativa de conclusão: junho/2016
 

Status da obra:
Obra em andamento
A pavimentação da pista Centro-Bairro da duplicação está concluída

A pista Bairro-Centro está sendo executada em trechos em que as áreas de desapropriações foram liberadas
Trecho entre as ruas da Conceição e Barros Cassal – Todo o trabalho de execução de base e sub-base fora executado. Os blocos intertravados foram executados.
Trecho entre as ruas Barros Cassal e Garibadi – Executada a pavimentação em blocos intertravados de concreto.
Trecho entre as ruas Garibaldi e Álvaro Guaspari – Em execução a implantação dos blocos de concreto.

Em outubro de 2015 a obra avançará sobre um trecho de 240 metros que ainda estão em fase de liberação de áreas (áreas da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Secretaria Estadual de Cultura). Esse trecho de 240 metros é o único que falta para viabilizar a conclusão da obra.

Trecho 2 – Trecho entre a Ramiro Barcelos e Sertório

Dados da obra:
• Extensão: 2,5km
• Custo: R$ 35 milhões

Status da obra:
O início da obra depende de liberação de áreas que encontram-se em processo de desapropriação judicial e em negociação com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul (CEEE e Instituto Riograndense do Arroz).

CORREDOR TERCEIRA PERIMETRAL (5 obras) 

- Viaduto São Jorge

Dados da obra:
• Início: agosto/2012
• Extensão: 540 metros
• Custo: R$ 73 milhões
• Estimativa de conclusão: O viaduto já está liberado para circulação
• Observação: As etapas de laço de quadra (sentido norte-leste) e alça sentido norte-centro serão concluídas até dezembro de 2015

Status da obra:
Viaduto concluído
Em outubro de 2015 será iniciada a execução do laço de quadra que dará condições de deslocamento viário no sentido zona norte – zona leste, assim como a execução da alça que dará condições de deslocamento viário no sentido zona norte – zona central.

- Trincheira da Anita Garibaldi

Dados da obra:
• Início: janeiro/2013
• Extensão: 210 metros
• Custo: R$ 13,4 milhões
• Estimativa de conclusão: 1º semestre de 2016

Status da obra:
Obra em andamento;
A obra desenvolve-se no lado bairro e lado centro, simultaneamente;
As paredes de contenção (paredes diafragma) da trincheira já foram executadas, tanto no lado bairro quanto no lado centro;
Parte da laje de cobertura da trincheira (parte correspondente a 1/3 do total) já fora executada, dando condições de continuidade de escavação em direção ao eixo da Terceira Perimetral. Essa 1/3 parte da laje de cobertura executada localiza-se na pista de sentido Sul-Norte da Terceira Perimetral, e constitui-se ao mesmo tempo na pista de rolamento da Terceira Perimetral;
Em outubro de 2015 serão executadas as pavimentações das alças do lado bairro;
No lado centro, já foram pavimentadas as alças laterais.
Qualificação que a obra trará:
Solução de transposição (evitando congestionamento) para um cruzamento onde circulam 75 mil veículos por dia.
Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:
A obra foi retomada no final de maio de 2015, após a rescisão com a primeira colocada que vinha executando a obra;
Protestos contra corte de árvores atrasaram o início da obra em seis meses;
A obra era para ter iniciado em junho de 2012. Com o impedimento dos cortes, a obra só pode ter início em janeiro de2013;
A obra exigiu um aditivo para fazer frente ao desmonte de rocha. O aditivo teve de ser analisado pelo órgão de controle e Caixa. Esse processo de negociação do aditivo e de análise por parte do órgão de controle e agente financiador demandou um tempo considerável, fazendo com que a obra diminuísse seu ritmo.

- Trincheira da Cristóvão Colombo

Dados da obra:
• Início: julho 2014
• Extensão: 300 metros
• Custo: R$ 12,5 milhões
• Estimativa de conclusão: 1º semestre de 2016

Status da obra:
Obra em andamento;
Por não haver na Justiça liberação de área de um condomínio no lado bairro (leste), a obra desenvolve-se apenas no lado centro (oeste);
As paredes de contenção (estacas justapostas) da trincheira no lado centro (oeste) já foram executadas, permitindo o atual estágio avançado de escavação (escavações em direção ao eixo da Terceira Perimetral);
Parte da laje que serve de teto da trincheira já foi concluída. Essa mesma laje é a pista de rolamento da Terceira Perimetral. No mês de setembro de 2015, o desvio será implantado na pista de sentido Sul-Norte, de modo a possibilitar a execução da laje de cobertura da passagem subterrânea;
Parte da laje de cobertura da trincheira (parte correspondente a 2/3 do total) já fora executada, dando condições de continuidade de escavação em direção ao eixo da Terceira Perimetral;
No lado bairro (leste), foram implantadas as redes de drenagem e esgoto cloacal, além do posteamento de iluminação pública.
Essa 1/3 parte da laje de cobertura executada localiza-se na pista de sentido Sul-Norte da Terceira Perimetral, e constitui-se ao mesmo tempo na pista de rolamento da Terceira Perimetral;
Em outubro de 2015 serão executadas as pavimentações das alças do lado bairro;
No lado centro, já foram pavimentadas as alças laterais.
Qualificação que a obra trará:
Solução de transposição (evitando congestionamento) para um cruzamento onde circulam 85 mil veículos por dia.
Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:
Houve dificuldades na negociação com a Escolinha Amigos do Verde para liberação de área, pois o projeto previa transplantes de árvores e a escola era contra.
Desapropriações judiciais prejudicaram o cronograma dessa obra.

- Trincheira da Ceará

Dados da obra:
• Início: janeiro/2013
• Extensão: 300 metros
• Custo: R$ 32 milhões
• Estimativa de conclusão: 2º semestre de 2016

Status da obra:
Obra em andamento;
O estaqueamento da estrutura da futura casa de bombas da trincheira está concluído. A casa de bombas é uma estrutura de concreto armado que abrigará o conjunto de equipamentos que bombearão as águas pluviais que se acumularão na pista da trincheira em dias de chuva;
Estão sendo executadas as paredes diafragma da passagem subterrânea, com serviços realizados à noite, devido à restrição de horários imposta pela INFRAERO e V Comando Aéreo Regional da Aeronáutica (restrição imposta por questões de segurança da operação aeroportuária, haja vista a altura considerável do equipamento de escavação utilizado para a execução da obra).
Ao longo da av. Ceará estão sendo implantadas as redes de drenagem pluvial.
Qualificação que a obra trará:
Solução de transposição (evitando congestionamento) para um cruzamento onde circulam 75 mil veículos por dia.
Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:
Renegociação de preços para fazer frente à nova solução estrutural da trincheira. O consórcio inicialmente recusou-se a aceitar os preços impostos pelo município, por considerá-los baixos. Tais preços já tinham passado pelo crivo do órgão de controle e agente financiador. Portanto, o município tinha convicção em seus valores. Após o município anunciar nova licitação, o consórcio voltou atrás e retomou a obra, em janeiro de 2015;
A restrição de horários imposta à obra (trabalhos de execução das paredes diafragma somente à noite) levou a necessidade de estabelecimento de um cronograma com prazo de execução além do inicialmente planejado.

- Trincheira da Plínio Brasil Milano

Dados da obra:
• Início:sem previsão
• Extensão: 400 metros
• Custo: R$ 30 milhões

Status da obra:
A obra não pode ser iniciada enquanto o município não retomar áreas que lhe pertencem e encontram-se ocupadas (ocupada por revenda de veículos). Tais áreas são fundamentais para o ritmo e continuidade de execução da obra;
Todos os desvios necessários à fase de execução estão implantados. Foram executados reforços no pavimento das vias que serão utilizadas como desvio, além de sinalização apropriada.
Qualificação que a obra trará:
Solução de transposição (evitando congestionamento) para um cruzamento onde circulam 93 mil veículos por dia.

Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:
A Justiça ainda não deu a reintegração de posse da área ocupada pela revenda de veículos em favor do município;
Enquanto o município não retomar tais áreas, a obra não poderá ser iniciada. Como as áreas localizam-se em pontos importantes da obra, suas liberações previamente à obra impõe-se, sob pena de restar no cruzamento da Terceira Perimetral bloqueios por tempo indeterminado, haja vista os prazos recursais inerentes às disputas judiciais.

PROLONGAMENTO DA SEVERO DULLIUS

Dados da obra:
Início: Setembro/2015
Extensão: 1,9km
Custo: R$ 69 milhões
Estimativa de término: dezembro/2016

Status da obra:
A obra será iniciada em setembro de 2015;
A implantação do trecho da rua Dona Alzira que se conectará com a avenida Severo Dullius prolongada está concluída
Qualificação que a obra trará:
O fluxo de veículos e ônibus que acessa Porto Alegre pela avenida dos Estados e BR-116 terá condições, com a implantação do prolongamento da avenida Severo Dullius, de acessar a zona norte diretamente pela avenida Sertório, sem ter que acessar a Terceira Perimetral pela avenida Ceará. A rota alternativa de acesso à zona norte sem ter que acessar a avenida Sertório pela avenida Ceará será a seguinte: alça do viaduto que dá acesso ao aeroporto Salgado Filho, trecho da avenida Severo Dullius existente, trecho prolongado da avenida Severo Dullius, rua Dona Alzira e, finalmente, a avenida Sertório. Além disso, a obra de prolongamento criará um anel viário no entorno imediato do aeroporto Salgado Filho, facilitando a saída e chegada de veículos e ônibus ao aeroporto nos dias em que são realizados eventos e shows em casa de espetáculos existente em frente ao aeroporto.
Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:
O traçado original do projeto seguia a diretriz 704 do Plano Diretor. Porém, o trecho apresentava em seu leito células de aterro sanitário, depositadas em época que se operava no local o antigo aterro da Zona Norte. Devido a isso, o traçado não viabilizou-se sob ponto de vista ambiental, na medida em que seu licenciamento ambiental exigiria o estabelecimento de medidas técnicas e ambientais antieconômicas;
Assim, um novo traçado teve de ser estabelecido, desviando das células de aterro sanitário. Tal traçado foi amplamente discutido com a SMAM, de modo a restar viabilizada sua licença ambiental. Esse processo demandou tempo considerável até chegar a sua solução, fazendo com que o cronograma inicialmente planejado tivesse de sofrer ajustes;
O novo traçado foi submetido ao órgão de controle, o qual manifestou-se favoravelmente à sua implantação;
Outra medida necessária fora a necessidade de aprovação do projeto junto ao agente financiador. O projeto, por sua magnitude e complexidade, demandou um tempo considerável de análise. Em ago-15, sua aprovação fora conquistada, dando condições de início de obra para o mês de set-15;
As desapropriações necessárias à implantação do projeto foram judicializadas, fazendo com que o cronograma sofresse atrasos. Em set-15, está prevista a conclusão dos dois (02) últimos lotes de desapropriação judicial, dando condições de início de obra.