1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. RELATÓRIO OBRAS DE MOBILIDADE URBANA - MES DE OUTUBRO / 2015
13/11/2015 - Duplicação da Avenida Tronco

RELATÓRIO OBRAS DE MOBILIDADE URBANA - MES DE OUTUBRO / 2015

Relatório referente ao andamento das obras de mobilidade urbana em Porto Alegre no mês de outubro

CORREDOR AVENIDA TRONCO

Dados da obra:
 • Início: mai-12
 • Extensão: 6,2km de duplicação
 • Custo: R$ 124,1 milhões
 • Estimativa de conclusão: dez-17

Qualificação que a obra trará:
Implantação de ciclovia
16 estações de ônibus (8 por sentido)
Melhoria da mobilidade urbana entre a zona central e as zonas leste e sul

Status da obra:
TRECHO DA TERESÓPOLIS (Trecho de 500 metros)
Pavimentação concluída
A pavimentação no trecho de 500 metros, que inclui a execução das placas de concreto do corredor de ônibus, está concluída. A pista no sentido bairro-centro está liberada ao tráfego. O sentido centro-bairro está bloqueado para a conclusão da execução do passeio público (calçadas). Esses serviços de execução dos passeios públicos serão concluídos em dez-15.

TRECHO DA GASTÃO MAZERON (Trecho de 800 metros)
Trecho em obras (As chuvas que ocorrem desde set-15 têm prejudicado o andamento da obra)
Dos 800 metros de extensão desse trecho, estão concluídos 700 metros de pavimentação, incluindo corredor de ônibus com placas de concreto. Até dez-15 será instalada nesse trecho a sinalização horizontal e vertical. No mês de set-15, a obra conseguiu avançar sobre os 100 metros restantes, que encontravam-se ocupados por famílias cadastradas no Programa Minha Casa, Minha Vida. A conclusão final de todo o trecho de 800 metros, incluindo a implantação das sinalizações horizontais e verticais está prevista para acontecer até dez-15. Esses 800 metros de via darão funcionalidade à mobilidade urbana da região, qualificando seu tráfego de ônibus e veículos, na medida em que a avenida Carlos Barbosa ficará menos carregada de fluxo viário. O trecho de 800 metros da avenida Gastão Mazeron receberá parte do fluxo que atualmente desloca-se apenas pela avenida Carlos Barbosa.

TRECHO DA MOAB CALDAS – Trecho entre a rua Francisco Massena Vieira e Passagem H (Trecho de 750 metros)
Trecho em obras (As chuvas que ocorrem desde set-15 têm prejudicado o andamento da obra)
Esse trecho tem extensão de 750 metros. A pista à direita (tomando como referência o sentido avenida Icaraí - avenida Carlos Barbosa) apresenta pavimentação concluída. Na pista à esquerda (sentido avenida Icaraí – avenida Carlos Barbosa), estão executados 600 metros de pavimentação, incluindo corredor de ônibus. A execução dos 150 metros restantes da pista à esquerda (entre a rua Neves e Passagem H) depende da realocação de famílias cadastradas no plano habitacional. O processo de reassentamento dessas famílias está em andamento no DEMHAB.

TRECHO DA CRUZEIRO DO SUL – Trecho entre as ruas Dona Malvina e Padre Nóbrega (Trecho de 500 metros)
Trecho em obras (As chuvas que ocorrem desde set-15 têm prejudicado o andamento da obra)
Obra em andamento nesse trecho de 500 metros. A obra incluiu a pavimentação asfáltica e pavimentação em placas de concreto para o corredor de ônibus.

TRECHO DA DIVISA – Trecho entre a rua Curupaiti e Icaraí (Trecho de 150 metros)
Trecho em obras (As chuvas que ocorrem desde set-15 têm prejudicado o andamento da obra)
Nesse trecho, além dos 150 metros de pavimentação, está sendo executada a obra da futura rótula viária da Avenida Icaraí. A conclusão desse trecho de 150 metros e da rótula está prevista para jun-16.
Das 1525 famílias que encontravam-se no traçado da obra, 1250 já foram realocadas, por meio do bônus moradia, indenizações e aluguel social.

 

PAVIMENTAÇÃO CORREDOR BRT PROTÁSIO ALVES

Dados da obra:
• Início: mar-12
• Extensão: 7,0km
• Custo: R$ 18 milhões
• Estimativa de conclusão: dez-15

Status da obra:
A obra está na fase final de execução (As chuvas que ocorrem desde set-15 têm prejudicado o andamento da obra)
Faltam executar:
Metade (2ª etapa, que representa 40 metros) da pavimentação no cruzamento da Osvaldo Aranha com a rua Paulo Gama (entrada do túnel da Conceição). A execução da pavimentação nesse cruzamento deu-se em etapas (1ª e 2ª etapas) para possibilitar a continuidade do fluxo viário, mesmo que em meia pista. A conclusão está prevista para o final de nov-15 (liberação para o tráfego).

Metade (2ª etapa, que representa 30 metros) da pavimentação no cruzamento da Protásio Alves com a rua Cristiano Fischer. A execução da pavimentação nesse cruzamento deu-se em etapas (1ª e 2ª etapas) para possibilitar a continuidade do fluxo viário, mesmo que em meia pista. No dia 26/10/15 iniciou-se a execução dessa etapa.

Trecho de 300 metros de extensão na Protásio Alves, entre a Lucas de Oliveira e avenida Neusa Goulart Brizola. Nesse trecho também haverá adequações no pavimento das plataformas de embarque / desembarque (sentido centro-bairro e bairro-centro) da estação de ônibus Vicente da Fontoura. As obras nesse trecho serão iniciadas no início de dez-15..

De um total de 7000 metros, faltam executar 370 metros.

 

PAVIMENTAÇÃO CORREDOR BRT BENTO GONÇALVES

Dados da obra:
• Início: mar-12
• Extensão: 7,0km
• Custo: R$ 14 milhões
• Estimativa de conclusão: dez-15

Status da obra:
A obra está na fase final de execução (As chuvas que ocorrem desde set-15 têm prejudicado o andamento da obra)
Falta executar:
Trecho de 680 metros, entre as ruas Paulino Azurenha e Guedes da Luz (em obras).
Dos 7000 metros, faltam apenas esses 680 metros.


PAVIMENTAÇÃO CORREDOR BRT JOÃO PESSOA

Dados da obra:
• Início: set-12
• Extensão: 3,2km
• Custo: R$ 5,6 milhões
• Estimativa de conclusão: jun-16
Status da obra:
Obra em andamento (As chuvas que ocorrem desde set-15 têm prejudicado o andamento da obra)
Já foram executados 2040 metros de pavimento, de um total de 3200 metros
Em out-15 deu-se início da execução da etapa final de correção de placas (fissuras), com previsão de conclusão para dez-15. Estão sendo recuperadas 15 placas de um total de aproximadamente 450 placas já executadas (cada placa apresenta dimensões de 3,5m x 4,5m).

CORREDOR VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA - DUPLICAÇÃO

TRECHO 1 – Trecho entre as ruas da Conceição e Ramiro Barcelos
Dados da obra:
• Início: jan-13
• Extensão: 1,0km
• Custo: R$ 13,3 milhões
• Estimativa de conclusão: jun-16
Status da obra:
Obra em andamento (As chuvas que ocorrem desde set-15 têm prejudicado o andamento da obra)
A pavimentação da pista Centro-Bairro da duplicação está concluída

A pista Bairro-Centro está sendo executada em trechos em que as áreas de desapropriações foram liberadas
Trecho entre as ruas da Conceição e Barros Cassal – Todo o trabalho de execução de base e sub-base fora executado. Os blocos intertravados foram executados.
Trecho entre as ruas Barros Cassal e Garibadi – Executada a pavimentação em blocos intertravados de concreto.
Trecho entre as ruas Garibaldi e Álvaro Guaspari – Em execução a implantação dos blocos de concreto.

Em nov-15 e dez-15 a obra avançará sobre um trecho de 240 metros que ainda estão em fase de liberação de áreas (áreas da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Secretaria Estadual de Cultura). Esse trecho de 240 metros é o único que falta para viabilizar a conclusão da obra.

 

TRECHO 2 – Trecho entre a Ramiro Barcelos e Sertório
Dados da obra:
• Extensão: 2,5km
• Custo: R$ 35 milhões

Status da obra:
O início da obra depende de liberação de áreas que encontram-se em processo de desapropriação judicial e em negociação com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul (CEEE e Instituto Riograndense do Arroz).


CORREDOR TERCEIRA PERIMETRAL

VIADUTO SÃO JORGE
Dados da obra:
• Início: ago-12
• Extensão: 540 metros
• Custo: R$ 73 milhões
• Estimativa de conclusão: O viaduto já está liberado para circulação
• Observação: As etapas de laço de quadra (sentido norte-leste) e alça sentido norte-centro serão concluídas até mar-16
Status da obra:
Viaduto concluído
Em out-15 foi iniciada a execução do laço de quadra que dará condições de deslocamento viário no sentido zona norte – zona leste, assim como a execução da alça que dará condições de deslocamento viário no sentido zona norte – zona central.
As chuvas que ocorrem desde set-15 têm prejudicado o andamento da obra

 


TRINCHEIRA DA ANITA
Dados da obra:
• Início: jan-13
• Extensão: 210 metros
• Custo: R$ 13,4 milhões
• Estimativa de conclusão: 1º semestre de 2016


Status da obra:
Obra em andamento (As chuvas que ocorrem desde set-15 têm prejudicado o andamento da obra);
A obra desenvolve-se no lado bairro e lado centro, simultaneamente;
As paredes de contenção (paredes diafragma) da trincheira já foram executadas, tanto no lado bairro quanto no lado centro;
Parte da laje de cobertura da trincheira (parte correspondente a 1/3 do total) já fora executada, dando condições de continuidade de escavação em direção ao eixo da Terceira Perimetral. Essa 1/3 parte da laje de cobertura executada localiza-se na pista de sentido Sul-Norte da Terceira Perimetral, e constitui-se ao mesmo tempo na pista de rolamento da Terceira Perimetral;
Em out-15 fora iniciada as pavimentações das alças do lado bairro;
No lado centro, já foram pavimentadas as alças laterais.
Qualificação que a obra trará:
Solução de transposição (evitando congestionamento) para um cruzamento onde circulam 75 mil veículos por dia.
Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:
A obra foi retomada no final de maio de 2015, após a rescisão com a primeira colocada que vinha executando a obra;
A obra exigiu um aditivo para fazer frente ao desmonte de rocha. O aditivo teve de ser analisado pelo órgão de controle e Caixa. Esse processo de negociação do aditivo e de análise por parte do órgão de controle e agente financiador demandou um tempo considerável, fazendo com que a obra diminuísse seu ritmo.

TRINCHEIRA DA CRISTÓVÃO
Dados da obra:
• Início: jul-14
• Extensão: 300 metros
• Custo: R$ 12,5 milhões
• Estimativa de conclusão: 1º semestre de 2016
Status da obra:
Obra em andamento;
(As chuvas que ocorrem desde set-15 têm prejudicado o andamento da obra);
As paredes de contenção (estacas justapostas) da trincheira no lado centro (oeste) já foram executadas, permitindo o atual estágio avançado de escavação (escavações em direção ao eixo da Terceira Perimetral);
Parte da laje que serve de teto da trincheira já foi concluída. Essa mesma laje é a pista de rolamento da Terceira Perimetral. No mês de out-15, o desvio será implantado na pista de sentido Sul-Norte, de modo a possibilitar a execução da laje de cobertura da passagem subterrânea;
Parte da laje de cobertura da trincheira (parte correspondente a 2/3 do total) já fora executada, dando condições de continuidade de escavação em direção ao eixo da Terceira Perimetral;
No lado bairro (leste), foram implantadas as redes de drenagem e esgoto cloacal, além do posteamento de iluminação pública.
Essa 1/3 parte da laje de cobertura executada localiza-se na pista de sentido Sul-Norte da Terceira Perimetral, e constitui-se ao mesmo tempo na pista de rolamento da Terceira Perimetral;
Em out-15 foram iniciadas as pavimentações das alças do lado bairro;
No lado centro, já foram pavimentadas as alças laterais.
Qualificação que a obra trará:
Solução de transposição (evitando congestionamento) para um cruzamento onde circulam 85 mil veículos por dia.
Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:
Houve dificuldades na negociação com a Escolinha Amigos do Verde para liberação de área, pois o projeto previa transplantes de árvores e a escola era contra.
Desapropriações judiciais prejudicaram o cronograma dessa obra.

TRINCHEIRA DA CEARÁ
Dados da obra:
• Início: jan-13
• Extensão: 300 metros
• Custo: R$ 32 milhões
• Estimativa de conclusão: 2º semestre de 2016 (dez-16)
Status da obra:
Obra em andamento;
(As chuvas que ocorrem desde set-15 têm prejudicado o andamento da obra);
O estaqueamento da estrutura da futura casa de bombas da trincheira está concluído. A casa de bombas é uma estrutura de concreto armado que abrigará o conjunto de equipamentos que bombearão as águas pluviais que se acumularão na pista da trincheira em dias de chuva;
Estão sendo executadas as paredes diafragma da passagem subterrânea, com serviços realizados à noite, devido à restrição de horários imposta pela INFRAERO e V Comando Aéreo Regional da Aeronáutica (restrição imposta por questões de segurança da operação aeroportuária, haja vista a altura considerável do equipamento de escavação utilizado para a execução da obra).
Ao longo da av. Ceará estão sendo implantadas as redes de drenagem pluvial.
Qualificação que a obra trará:
Solução de transposição (evitando congestionamento) para um cruzamento onde circulam 75 mil veículos por dia.
Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:
Renegociação de preços para fazer frente à nova solução estrutural da trincheira. O consórcio inicialmente recusou-se a aceitar os preços impostos pelo município, por considerá-los baixos. Tais preços já tinham passado pelo crivo do órgão de controle e agente financiador. Portanto, o município tinha convicção em seus valores. Após o município anunciar nova licitação, o consórcio voltou atrás e retomou a obra, em jan-15;
A restrição de horários imposta à obra (trabalhos de execução das paredes diafragma somente à noite) levou a necessidade de estabelecimento de um cronograma com prazo de execução além do inicialmente planejado.

TRINCHEIRA DA PLÍNIO
Dados da obra:
Início: Sem previsão (Depende de manifestação do TCE, o qual está analisando o projeto)
Extensão: 400 metros
Custo: R$ 30 milhões

Status da obra:
A obra não pode ser iniciada enquanto o município não retomar áreas que lhe pertencem e encontram-se ocupadas (ocupada por revenda de veículos). Tais áreas são fundamentais para o ritmo e continuidade de execução da obra;
Todos os desvios necessários à fase de execução estão implantados. Foram executados reforços no pavimento das vias que serão utilizadas como desvio, além de sinalização apropriada.
Qualificação que a obra trará:
Solução de transposição (evitando congestionamento) para um cruzamento onde circulam 93 mil veículos por dia.

Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:
A Justiça ainda não deu a reintegração de posse da área ocupada pela revenda de veículos em favor do município;
Enquanto o município não retomar tais áreas, a obra não poderá ser iniciada. Como as áreas localizam-se em pontos importantes da obra, suas liberações previamente à obra impõe-se, sob pena de restar no cruzamento da Terceira Perimetral bloqueios por tempo indeterminado, haja vista os prazos recursais inerentes às disputas judiciais.


PROLONGAMENTO DA SEVERO DULLIUS
Dados da obra:
Início: Set-15
Extensão: 1,9km
Custo: R$ 69 milhões
Estimativa de término: dez-16
Status da obra:
A obra foi iniciada em set-15;
As chuvas que ocorreram em set-15 e out-15 prejudicaram o andamento da obra;
A implantação do trecho da rua Dona Alzira que se conectará com a avenida Severo Dullius prolongada está concluída

Qualificação que a obra trará:
O fluxo de veículos e ônibus que acessa Porto Alegre pela avenida dos Estados e BR-116 terá condições, com a implantação do prolongamento da avenida Severo Dullius, de acessar a zona norte diretamente pela avenida Sertório, sem ter que acessar a Terceira Perimetral pela avenida Ceará. A rota alternativa de acesso à zona norte sem ter que acessar a avenida Sertório pela avenida Ceará será a seguinte: alça do viaduto que dá acesso ao aeroporto Salgado Filho, trecho da avenida Severo Dullius existente, trecho prolongado da avenida Severo Dullius, rua Dona Alzira e, finalmente, a avenida Sertório. Além disso, a obra de prolongamento criará um anel viário no entorno imediato do aeroporto Salgado Filho, facilitando a saída e chegada de veículos e ônibus ao aeroporto nos dias em que são realizados eventos e shows em casa de espetáculos existente em frente ao aeroporto.
Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:
O traçado original do projeto seguia a diretriz 704 do Plano Diretor. Porém, o trecho apresentava em seu leito células de aterro sanitário, depositadas em época que se operava no local o antigo aterro da Zona Norte. Devido a isso, o traçado não viabilizou-se sob ponto de vista ambiental, na medida em que seu licenciamento ambiental exigiria o estabelecimento de medidas técnicas e ambientais antieconômicas;
Assim, um novo traçado teve de ser estabelecido, desviando das células de aterro sanitário. Tal traçado foi amplamente discutido com a SMAM, de modo a restar viabilizada sua licença ambiental. Esse processo demandou tempo considerável até chegar a sua solução, fazendo com que o cronograma inicialmente planejado tivesse de sofrer ajustes;
O novo traçado foi submetido ao órgão de controle, o qual manifestou-se favoravelmente à sua implantação;
Outra medida necessária fora a necessidade de aprovação do projeto junto ao agente financiador. O projeto, por sua magnitude e complexidade, demandou um tempo considerável de análise. Em ago-15, sua aprovação fora conquistada, dando condições de início de obra para o mês de set-15;
As desapropriações necessárias à implantação do projeto foram judicializadas, fazendo com que o cronograma sofresse atrasos. Em set-15, está prevista a conclusão dos dois (02) últimos lotes de desapropriação judicial, dando condições de início de obra.