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31/12/2015 - Duplicação da Avenida Tronco

RELATÓRIO OBRAS DE MOBILIDADE URBANA - MES DE NOVEMBRO / 2015

Relatório referente ao andamento das obras de mobilidade urbana em Porto Alegre no mês de novembro

CORREDOR AVENIDA TRONCO

Dados da obra:
 • Início: mai-12
 • Extensão: 6,2km de duplicação
 • Custo: R$ 124,1 milhões
 • Estimativa de conclusão: dez-17
Qualificação que a obra trará:
Implantação de ciclovia
16 estações de ônibus (08 por sentido)
Melhoria da mobilidade urbana entre a zona central e as zonas leste e sul

Status da obra:
- TRECHO DA TERESÓPOLIS (Trecho de 500 metros)
Pavimentação concluída
A pavimentação no trecho de 500 metros, que inclui a execução das placas de concreto do corredor de ônibus, está concluída. A pista no sentido bairro-centro está liberada ao tráfego. O sentido centro-bairro está bloqueado para a conclusão da execução do passeio público (calçadas). Esses serviços de execução dos passeios públicos serão concluídos até fev-16.

-TRECHO DA GASTÃO MAZERON (Trecho de 800 metros)
Pavimentação de trecho de 700 metros está concluído
Dos 800 metros de extensão desse trecho, estão concluídos 700 metros de pavimentação, incluindo corredor de ônibus com placas de concreto. Até fev-16 será instalada nesse trecho a sinalização horizontal e vertical.
Trecho de 100 metros está em execução.
A conclusão final de todo o trecho de 800 metros, incluindo a implantação das sinalizações horizontais e verticais está prevista para acontecer até mar-16.
Esses 800 metros de via darão funcionalidade à mobilidade urbana da região, qualificando seu tráfego de ônibus e veículos, na medida em que a avenida Carlos Barbosa ficará menos carregada de fluxo viário. O trecho de 800 metros da avenida Gastão Mazeron receberá parte do fluxo que atualmente desloca-se apenas pela avenida Carlos Barbosa.

-TRECHO DA MOAB CALDAS – Trecho entre a rua Francisco Massena Vieira e Passagem H (Trecho de 750 metros)
Trecho em obras
Esse trecho tem extensão de 750 metros.
A pista à direita (tomando como referência o sentido avenida Icaraí - avenida Carlos Barbosa) apresenta pavimentação concluída. Na pista à esquerda (sentido avenida Icaraí – avenida Carlos Barbosa), estão executados 600 metros de pavimentação, incluindo corredor de ônibus.
A execução dos 150 metros restantes da pista à esquerda (entre a rua Neves e Passagem H) depende da realocação de famílias cadastradas no plano habitacional. O processo de reassentamento dessas famílias estão em andamento no DEMHAB.

-TRECHO DA CRUZEIRO DO SUL – Trecho entre as ruas Dona Malvina e Padre Nóbrega (Trecho de 500 metros)
Trecho em obras
Obra em andamento nesse trecho de 500 metros. A obra incluiu a pavimentação asfáltica e pavimentação em placas de concreto para o corredor de ônibus.

-TRECHO DA DIVISA – Trecho entre a rua Curupaiti e Icaraí (Trecho de 150 metros)
Trecho em obras
Nesse trecho, além dos 150 metros de pavimentação, está sendo executada a obra da futura rótula viária da avenida Icaraí (Os trabalhos de terraplenagem da rótula estão em pleno andamento – iniciaram em out-15, dentro da área que pertencia ao Jockey Club). A conclusão desse trecho de 150 metros e da rótula está prevista para jun-16.

Das 1525 famílias que encontravam-se no traçado da obra, restam somente 275 a serem reassentadas (faltam 20,66%), por meio do bônus moradia, indenizações e aluguel social.

 

PAVIMENTAÇÃO CORREDOR BRT PROTÁSIO ALVES

Dados da obra:
• Início: mar-12
• Extensão: 7,0km
• Custo: R$ 18 milhões
• Estimativa de conclusão: mar-16

Status da obra:
A obra está na fase final de execução
Faltam executar:
Metade (segunda etapa, que representa 40 metros) da pavimentação no cruzamento da Osvaldo Aranha com a rua Paulo Gama (entrada do túnel da Conceição). A execução da pavimentação nesse cruzamento deu-se em etapas (A primeira etapa já fora executada. A segunda etapa terá início nos primeiros dias de jan-16) para possibilitar a continuidade do fluxo viário, mesmo que em meia pista. Após iniciada, a obra na segunda parte do cruzamento será liberada para tráfego pleno em 30 dias (previsão: primeiros dias de fev-16)

Metade (2ª etapa, que representa 30 metros) da pavimentação no cruzamento da Protásio Alves com a rua Cristiano Fischer. A execução da pavimentação nesse cruzamento deu-se em etapas (1ª e 2ª etapas) para possibilitar a continuidade do fluxo viário, mesmo que em meia pista. A primeira etapa está concluída. A pavimentação da segunda metade será concluída e liberada para fluxo pleno até o final de dez-15.

Trecho de 300 metros de extensão na Protásio Alves, entre a Lucas de Oliveira e avenida Neusa Goulart Brizola. Nesse trecho também haverá adequações no pavimento das plataformas de embarque / desembarque (sentido centro-bairro e bairro-centro) da estação de ônibus Vicente da Fontoura.

De um total de 7000 metros, faltam concluir 370 metros.

 

PAVIMENTAÇÃO CORREDOR BRT BENTO GONÇALVES

Dados da obra:
• Início: mar-12
• Extensão: 7,0km
• Custo: R$ 14 milhões
• Estimativa de conclusão: mar-16
Status da obra:
A obra está na fase final de execução
Falta executar:
Trecho de 680 metros, entre as ruas Paulino Azurenha e Guedes da Luz (em obras).
A conclusão desse trecho está prevista para mar-16.
Dos 7000 metros, faltam executar apenas esses 680 metros.


PAVIMENTAÇÃO CORREDOR BRT JOÃO PESSOA

Dados da obra:
• Início: set-12
• Extensão: 3,2km
• Custo: R$ 5,6 milhões
• Estimativa de conclusão: 2° semestre-16
Status da obra:
Obra em andamento
Já foram executados 2040 metros de pavimento, de um total de 3200 metros
Etapa final de correção de placas (fissuras). Estão sendo recuperadas 15 placas de um total de aproximadamente 450 placas já executadas (cada placa apresenta dimensões de 3,5m x 4,5m).

 

CORREDOR VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA - DUPLICAÇÃO

TRECHO 1 – Trecho entre as ruas da Conceição e Ramiro Barcelos
Dados da obra:
• Início: jan-13
• Extensão: 1,0km
• Custo: R$ 13,3 milhões
• Estimativa de conclusão: 2° semestre-16
Status da obra:
Obra em andamento
A pavimentação da pista Centro-Bairro da duplicação está concluída

A pista Bairro-Centro está sendo executada em trechos em que as áreas de desapropriações foram liberadas
Trecho entre as ruas da Conceição e Barros Cassal – Todo o trabalho de execução de base e sub-base fora executado. Os blocos intertravados foram executados.
Trecho entre as ruas Barros Cassal e Garibadi – Executada a pavimentação em blocos intertravados de concreto.
Trecho entre as ruas Garibaldi e Álvaro Guaspari – Em execução a implantação dos blocos de concreto

Entraves:
Negociação com o Centro Cenotécnico - Área de Segurança Pública do Estado

 

TRECHO 2 – Trecho entre a Ramiro Barcelos e Sertório
Dados da obra:
• Extensão: 2,5km
• Custo: R$ 35 milhões
Entraves:
Novo processo de licitação, além liberação de áreas que encontram-se em processo de desapropriação judicial e em negociação com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul (CEEE e Instituto Riograndense do Arroz).

CORREDOR TERCEIRA PERIMETRAL

VIADUTO SÃO JORGE
Dados da obra:
• Início: ago-12
• Extensão: 540 metros
• Custo: R$ 73 milhões
• O viaduto já está liberado para circulação
Status da obra:
Viaduto concluído
Em execução o laço de quadra que dará condições de deslocamento viário no sentido zona norte – zona leste, assim como a execução da alça que dará condições de deslocamento viário no sentido zona norte – zona central.


TRINCHEIRA DA ANITA
Dados da obra:
• Início: jan-13
• Extensão: 210 metros
• Custo: R$ 13,4 milhões
• Estimativa de conclusão: início 2° semestre-16

Status da obra:
Obra em andamento;
A obra desenvolve-se no lado bairro e lado centro, simultaneamente;
As paredes de contenção (paredes diafragma) da trincheira já foram executadas, tanto no lado bairro quanto no lado centro;
Parte da laje de cobertura da trincheira (parte correspondente a 1/3 do total) já fora executada, dando condições de continuidade de escavação em direção ao eixo da Terceira Perimetral. Essa 1/3 parte da laje de cobertura executada localiza-se na pista de sentido Sul-Norte da Terceira Perimetral, e constitui-se ao mesmo tempo na pista de rolamento da Terceira Perimetral;
No lado centro, já foram pavimentadas as alças laterais.
Qualificação que a obra trará:
Solução de transposição (evitando congestionamento) para um cruzamento onde circulam 75 mil veículos por dia.
Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:
A obra foi retomada no final de maio de 2015, após a rescisão com a primeira colocada que vinha executando a obra;
Protestos contra corte de árvores atrasaram o início da obra em seis meses;
A obra era para ter iniciado em jun-12. Com o impedimento dos cortes, a obra só pode ter início em jan-13;
A obra exigiu um aditivo para fazer frente ao desmonte de rocha. O aditivo teve de ser analisado pelo órgão de controle e Caixa. Esse processo de negociação do aditivo e de análise por parte do órgão de controle e agente financiador demandou um tempo considerável, fazendo com que a obra diminuísse seu ritmo.


TRINCHEIRA DA CRISTÓVÃO

Dados da obra:
• Início: jul-14
• Extensão: 300 metros
• Custo: R$ 12,5 milhões
• Estimativa de conclusão: início do 2° semestre-16

Status da obra:
Obra em andamento;
As áreas do Condomínio Calle Florida, no lado bairro (leste), foram autorizadas pela Justiça para a obra avançar (liberação em 13/11/15);
As paredes de contenção (estacas justapostas) da trincheira no lado centro (oeste) já foram executadas, permitindo o atual estágio avançado de escavação (escavações em direção ao eixo da Terceira Perimetral);
Parte da laje de cobertura da trincheira (parte correspondente a 2/3 do total) já fora executada, dando condições de continuidade de escavação em direção ao eixo da Terceira Perimetral;
No lado bairro (leste), foram implantadas as redes de drenagem e esgoto cloacal, além do posteamento de iluminação pública.
Essa 1/3 parte da laje de cobertura executada localiza-se na pista de sentido Sul-Norte da Terceira Perimetral, e constitui-se ao mesmo tempo na pista de rolamento da Terceira Perimetral;
Em out-15 foram iniciadas as pavimentações das alças do lado bairro;
No lado centro, já foram pavimentadas as alças laterais.
Qualificação que a obra trará:
Solução de transposição (evitando congestionamento) para um cruzamento onde circulam 85 mil veículos por dia.
Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:
Houve dificuldades na negociação com a Escolinha Amigos do Verde para liberação de área, pois o projeto previa transplantes de árvores e a escola era contra.
Desapropriações judiciais prejudicaram o cronograma dessa obra.


TRINCHEIRA DA CEARÁ
Dados da obra:
• Início: jan-13
• Extensão: 300 metros
• Custo: R$ 32 milhões
• Estimativa de conclusão: dez-16
Status da obra:
Obra em andamento;
Estão sendo executadas as paredes diafragma da passagem subterrânea, com serviços realizados à noite, devido à restrição de horários imposta pela INFRAERO e V Comando Aéreo Regional da Aeronáutica (restrição imposta por questões de segurança da operação aeroportuária, haja vista a altura considerável do equipamento de escavação utilizado para a execução da obra).

Qualificação que a obra trará:
Solução de transposição (evitando congestionamento) para um cruzamento onde circulam 75 mil veículos por dia.
Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:
Renegociação de preços para fazer frente à nova solução estrutural da trincheira. O consórcio inicialmente recusou-se a aceitar os preços impostos pelo município, por considerá-los baixos. Tais preços já tinham passado pelo crivo do órgão de controle e agente financiador. Portanto, o município tinha convicção em seus valores. Após o município anunciar nova licitação, o consórcio voltou atrás e retomou a obra, em jan-15;
A restrição de horários imposta à obra (trabalhos de execução das paredes diafragma somente à noite) levou a necessidade de estabelecimento de um cronograma com prazo de execução além do inicialmente planejado.

TRINCHEIRA DA PLÍNIO
Dados da obra:
Início: Sem previsão (Entrave com as desapropriações - Depende de manifestação do TCE, o qual está analisando o projeto)
Extensão: 400 metros
Custo: R$ 30 milhões

Status da obra:
A obra não pode ser iniciada enquanto o município não retomar áreas que lhe pertencem e encontram-se ocupadas (ocupada por revenda de veículos). Tais áreas são fundamentais para o ritmo e continuidade de execução da obra;
Todos os desvios necessários à fase de execução estão implantados. Foram executados reforços no pavimento das vias que serão utilizadas como desvio, além de sinalização apropriada.
Qualificação que a obra trará:
Solução de transposição (evitando congestionamento) para um cruzamento onde circulam 93 mil veículos por dia.
Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:
A Justiça ainda não deu a reintegração de posse da área ocupada pela revenda de veículos em favor do município;
Enquanto o município não retomar tais áreas, a obra não poderá ser iniciada. Como as áreas localizam-se em pontos importantes da obra, suas liberações previamente à obra impõe-se, sob pena de restar no cruzamento da Terceira Perimetral bloqueios por tempo indeterminado, haja vista os prazos recursais inerentes às disputas judiciais.


PROLONGAMENTO DA SEVERO DULLIUS
Dados da obra:
Início: Set-15
Extensão: 1,9km
Custo: R$ 69 milhões
Estimativa de término: dez-16

Status da obra:
A obra foi iniciada em set-15;
Obra em pleno andamento;

A implantação do trecho da rua Dona Alzira que se conectará com a avenida Severo Dullius prolongada está concluída.
Qualificação que a obra trará:
O fluxo de veículos e ônibus que acessa Porto Alegre pela avenida dos Estados e BR-116 terá condições, com a implantação do prolongamento da avenida Severo Dullius, de acessar a zona norte diretamente pela avenida Sertório, sem ter que acessar a Terceira Perimetral pela avenida Ceará. A rota alternativa de acesso à zona norte sem ter que acessar a avenida Sertório pela avenida Ceará será a seguinte: alça do viaduto que dá acesso ao aeroporto Salgado Filho, trecho da avenida Severo Dullius existente, trecho prolongado da avenida Severo Dullius, rua Dona Alzira e, finalmente, a avenida Sertório. Além disso, a obra de prolongamento criará um anel viário no entorno imediato do aeroporto Salgado Filho, facilitando a saída e chegada de veículos e ônibus ao aeroporto nos dias em que são realizados eventos e shows em casa de espetáculos existente em frente ao aeroporto.
Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:
O traçado original do projeto seguia a diretriz 704 do Plano Diretor. Porém, o trecho apresentava em seu leito células de aterro sanitário, depositadas em época que se operava no local o antigo aterro da Zona Norte. Devido a isso, o traçado não viabilizou-se sob ponto de vista ambiental, na medida em que seu licenciamento ambiental exigiria o estabelecimento de medidas técnicas e ambientais antieconômicas;
Assim, um novo traçado teve de ser estabelecido, desviando das células de aterro sanitário. Tal traçado foi amplamente discutido com a SMAM, de modo a restar viabilizada sua licença ambiental. Esse processo demandou tempo considerável até chegar a sua solução, fazendo com que o cronograma inicialmente planejado tivesse de sofrer ajustes;
O novo traçado foi submetido ao órgão de controle, o qual manifestou-se favoravelmente à sua implantação;
Outra medida necessária fora a necessidade de aprovação do projeto junto ao agente financiador. O projeto, por sua magnitude e complexidade, demandou um tempo considerável de análise. Em ago-15, sua aprovação fora conquistada, dando condições de início de obra para o mês de set-15;
As desapropriações necessárias à implantação do projeto foram judicializadas, fazendo com que o cronograma sofresse atrasos.