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21/03/2016 - Duplicação da Avenida Tronco

RELATÓRIO OBRAS DE MOBILIDADE URBANA - MES DE MARÇO / 2016

Relatório referente ao andamento das obras de mobilidade urbana em Porto Alegre no mês de março.

 CORREDOR AVENIDA TRONCO
Dados da obra:
 • Início: mai-12
 • Extensão: 5,65km de duplicação
 • Custo: R$ 124,1 milhões
 • Estimativa de conclusão: dez-17 (depende de reassentamentos de famílias)

Qualificação que a obra trará:
Implantação de ciclovia
16 estações de ônibus (08 por sentido)
Melhoria da mobilidade urbana entre a zona central e as zonas leste e sul

Status da obra:
A obra (extensão total de 5,65km) desenvolve-se adequadamente nos trechos que possuem áreas liberadas. É uma obra de extrema complexidade no que se refere ao aspecto social, haja vista a necessidade do estabelecimento de solução habitacional às famílias que habitam no traçado do projeto. Das 1525 famílias inicialmente existentes no traçado, aproximadamente 80% tiveram resolvidas suas situações referente à moradia. Quanto à indicação de uma data de conclusão da obra, não é possível estabelecer de forma certeira, pois, embora faltem apenas 20% de solução habitacional, as famílias que ainda permanecem no traçado o habitam de forma dispersa, impossibilitando o estabelecimento de uma frente de obra contínua. Atualmente, a obra apresenta às seguinte situações em termos de frentes para sua execução:

Avenida Moab Caldas (trecho de 600 metros, aproximadamente), entre a avenida Francisco Massena Vieira e rua Maria José Alberton Silva – Situação: Obra concluída (pavimentação), nos dois (02) sentidos;

Avenida Teresópolis (trecho de 500 metros, aproximadamente), entre as ruas Professor Carvalho de Freitas e Anchieta – Situação: Obra concluída (pavimentação), nos dois (02) sentidos;

Avenida Coronel Gastão Haslocher Mazeron (trecho de 800 metros, aproximadamente), entre a rua Catão Coelho e as proximidades da confluência da rua Mariano de Matos e avenida Dr. Carlos Barbosa – Situação: Obra concluída (pavimentação), nos dois (02) sentidos;

Avenida Coronel Gastão Haslocher Mazeron (trecho de 100 metros, aproximadamente), entre as proximidades da confluência da rua Mariano de Matos e avenida Dr. Carlos Barbosa e avenida Moab Caldas – Situação: Obra em andamento, em um (01) sentido. Previsão de conclusão: ago-16;

Avenida Moab Caldas (trecho de 350 metros, aproximadamente), entre as ruas Maria José Alberton Silva e Dona Malvina – Situação: Em abr-16 será iniciada obra nesse trecho, nos dois (02) sentidos. Previsão de conclusão: ago-16;

Avenida Cruzeiro do Sul (trecho de 500 metros, aproximadamente), entre as ruas Dona Malvina e Padre Nóbrega – Situação: Em obras, em um (01) sentido. Previsão de conclusão: ago-16;

Avenida Divisa (trecho de 300 metros, aproximadamente), entre as ruas Comandaí e Cruzeiro do Sul – Situação: Em obras, nos dois (02) sentidos. Previsão de conclusão: ago-16;

Avenida Divisa (trecho de 550 metros, aproximadamente), entre as ruas Comandaí e Curupaiti – Situação: Em obras, em um (01) sentido. Previsão de conclusão: ago-16;

Avenida Divisa (trecho de 120 metros, aproximadamente), entre a rua Curupaiti e avenida Icaraí – Situação: Obra concluída (pavimentação), nos dois (02) sentidos;

Rótula da Icaraí (área junto ao Hipódromo Cristal e próxima às avenidas Divisa e Icaraí) – Situação: Em obras. Previsão de conclusão: ago-16


PAVIMENTAÇÃO CORREDOR BRT PROTÁSIO ALVES
Dados da obra:
• Início: mar-12
• Extensão: 7,0km
• Custo: R$ 18 milhões
• Estimativa de conclusão: Finalização da concretagem em mar-16 (liberação do corredor em abr-16)

Status da obra:
A obra está na fase final de execução

Situação:
O trecho de 300 metros que faltava ser executado na avenida Protásio Alves, entre as avenidas Lucas de Oliveira e Neusa Goulart Brizola está em fase final de conclusão. Já estão concretados 280 metros. Até o final de mar-16 serão concretados os 20 metros restantes. Após a concretagem deve-se aguardar 28 dias para a liberação ao fluxo dos ônibus no corredor. Esse prazo de 28 dias é o necessário para que o concreto cure e atinja a resistência de projeto, de modo a fazer frente ao peso dos veículos.

De um total de 7000 metros, falta concluir 20 metros.


PAVIMENTAÇÃO CORREDOR BRT BENTO GONÇALVES
Dados da obra:
• Início: mar-12
• Extensão: 7,0km
• Custo: R$ 14 milhões
• Estimativa de conclusão: Finalização da concretagem em abr-16 (liberação do corredor em mai-16)

Status da obra:
A obra está na fase final de execução

Falta executar:
Faltava executar 800 metros no trecho entre as ruas Paulino Azurenha e Silvado. Desse total, faltam agora apenas 280 metros;
Até a primeira quinzena de abr-16 esses 280 metros serão concretados;
Após a concretagem, é preciso aguardar 28 dias para liberar o corredor, pois é nesse período é que dá-se a cura para que o concreto atinja a resistência de projeto;
Dos 7000 metros, faltam executar apenas esses 280 metros;


PAVIMENTAÇÃO CORREDOR BRT JOÃO PESSOA
Dados da obra:
• Início: set-12
• Extensão: 3,2km
• Custo: R$ 5,6 milhões
• Estimativa de conclusão: dez-16

Status da obra:
Obra em andamento
Já foram executados 2040 metros de pavimento, de um total de 3200 metros
No final de out-15 deu-se início da execução da etapa final de correção de placas (fissuras). Estão sendo recuperadas 15 placas de um total de aproximadamente 450 placas já executadas (cada placa apresenta dimensões de 3,5m x 4,5m).


CORREDOR VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA - DUPLICAÇÃO
TRECHO 1 – Trecho entre as ruas da Conceição e Ramiro Barcelos
Dados da obra:
• Início: jan-13
• Extensão: 1,0km
• Custo: R$ 13,3 milhões
• Estimativa de conclusão: dez-16

Status da obra:
Obra em andamento
O lote 1 (entre as ruas da Conceição e Ramiro Barcelos) está 75% executado. A pista centro-bairro (750 metros de extensão) está totalmente pavimentada. A pista bairro – centro (950 metros de extensão) está em obras e faltam 350 metros para sua conclusão. O lote 1 tem previsão de conclusão em dez-16.


TRECHO 2 – Trecho entre a Ramiro Barcelos e Sertório
Dados da obra:
• Extensão: 2,5km
• Custo: R$ 35 milhões

Status da obra:
O lote 2 (entre a rua Ramiro Barcelos e avenida Sertório) tem extensão de 2,50km. Seu início depende de áreas que estão em processo judicial de desapropriação. Após iniciada, a obra terá cronograma de execução de 18 meses.


CORREDOR TERCEIRA PERIMETRAL

VIADUTO SÃO JORGE
Dados da obra:
• Início: ago-12
• Extensão: 540 metros
• Custo: R$ 73 milhões
• O viaduto já está liberado para circulação

Status da obra:
Viaduto concluído
A etapa do laço de quadra (sentido norte-leste) será concluída até jun-16;
A alça sentido centro-sul será concluída até abr-16.


TRINCHEIRA DA ANITA
Dados da obra:
• Início: jan-13
• Extensão: 210 metros
• Custo: R$ 13,4 milhões
• Estimativa de conclusão: segundo semestre de 2016

Status da obra:
Obra em andamento;

A obra desenvolve-se no lado bairro e lado centro, simultaneamente;
As paredes de contenção (paredes diafragma) da trincheira já foram executadas, tanto no lado bairro quanto no lado centro;
Parte da laje de cobertura da trincheira (parte correspondente a 1/3 do total) já fora executada, dando condições de continuidade de escavação em direção ao eixo da Terceira Perimetral. Essa 1/3 parte da laje de cobertura executada localiza-se na pista de sentido Sul-Norte da Terceira Perimetral, e constitui-se ao mesmo tempo na pista de rolamento da Terceira Perimetral;
No lado centro, já foram pavimentadas as alças laterais;
No lado bairro deu-se início à execução das alças laterais (início em 18/01/16);
Em mar-16 deu-se início às escavações da trincheira no lado centro;
Em andamento a execução de estacas justapostas no corredor de ônibus bloqueado.
Qualificação que a obra trará:
Solução de transposição (evitando congestionamento) para um cruzamento onde circulam 75 mil veículos por dia.
Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:
A obra foi retomada no final de maio de 2015, após a rescisão com a primeira colocada que vinha executando a obra;
Protestos contra corte de árvores atrasaram o início da obra em seis meses;
A obra era para ter iniciado em jun-12. Com o impedimento dos cortes, a obra só pode ter início em jan-13;
A obra exigiu um aditivo para fazer frente ao desmonte de rocha. O aditivo teve de ser analisado pelo órgão de controle e Caixa. Esse processo de negociação do aditivo e de análise por parte do órgão de controle e agente financiador demandou um tempo considerável, fazendo com que a obra diminuísse seu ritmo.


TRINCHEIRA DA CRISTÓVÃO
Dados da obra:
• Início: jul-14
• Extensão: 300 metros
• Custo: R$ 12,5 milhões
• Estimativa de conclusão: segundo semestre de 2016

Status da obra:
Obra em andamento;

As áreas do Condomínio Calle Florida, no lado bairro (leste), foram autorizadas pela Justiça para a obra avançar (liberação em 13/11/15);
As paredes de contenção (estacas justapostas) da trincheira no lado centro (oeste) já foram executadas, permitindo o atual estágio avançado de escavação (escavações em direção ao eixo da Terceira Perimetral);
Parte da laje de cobertura da trincheira (parte correspondente a 2/3 do total) já fora executada, dando condições de continuidade de escavação em direção ao eixo da Terceira Perimetral;
No lado bairro (leste), foram implantadas as redes de drenagem e esgoto cloacal, além do posteamento de iluminação pública;
Essa 1/3 parte da laje de cobertura executada localiza-se na pista de sentido Sul-Norte da Terceira Perimetral, e constitui-se ao mesmo tempo na pista de rolamento da Terceira Perimetral;
Em jan-16 foi liberada para o tráfego a pista sentido sul – norte da Terceira Perimetral;
No lado centro, já foram pavimentadas as alças laterais;
No lado bairro, após a liberação de área na Justiça, foram concluídas as estacas justapostas, permitindo o início das escavações da trincheira;
Na semana entre 21 e 25/03/16, será iniciada a execução do muro junto à Escola Amigos do Verde, de modo a viabilizar, após a sua execução, a implantação da alça que permitirá a conexão da Terceira Perimetral com a avenida Cristóvão Colombo, no sentido sul-norte.
Qualificação que a obra trará:
Solução de transposição (evitando congestionamento) para um cruzamento onde circulam 85 mil veículos por dia.
Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:
Houve dificuldades na negociação com a Escolinha Amigos do Verde para liberação de área, pois o projeto previa transplantes de árvores e a escola era contra.
Desapropriações judiciais prejudicaram o cronograma dessa obra.


TRINCHEIRA DA CEARÁ
Dados da obra:
• Início: jan-13
• Extensão: 300 metros
• Custo: R$ 32 milhões
• Estimativa de conclusão: dez-16

Status da obra:
Obra em andamento;
Estão sendo executadas as paredes diafragma da passagem subterrânea, com serviços realizados à noite, devido à restrição de horários imposta pela INFRAERO e V Comando Aéreo Regional da Aeronáutica (restrição imposta por questões de segurança da operação aeroportuária, haja vista a altura considerável do equipamento de escavação utilizado para a execução da obra).

Qualificação que a obra trará:
Solução de transposição (evitando congestionamento) para um cruzamento onde circulam 75 mil veículos por dia.
Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:
Renegociação de preços para fazer frente à nova solução estrutural da trincheira. O consórcio inicialmente recusou-se a aceitar os preços impostos pelo município, por considerá-los baixos. Tais preços já tinham passado pelo crivo do órgão de controle e agente financiador. Portanto, o município tinha convicção em seus valores. Após o município anunciar nova licitação, o consórcio voltou atrás e retomou a obra, em jan-15;
A restrição de horários imposta à obra (trabalhos de execução das paredes diafragma somente à noite) levou a necessidade de estabelecimento de um cronograma com prazo de execução além do inicialmente planejado.

TRINCHEIRA DA PLÍNIO
Dados da obra:
Início: Sem previsão (Depende de manifestação do TCE, o qual está analisando o projeto)
Extensão: 400 metros
Custo: R$ 30 milhões

Status da obra:
A obra não pode ser iniciada enquanto o município não retomar áreas que lhe pertencem e encontram-se ocupadas (ocupada por revenda de veículos). Tais áreas são fundamentais para o ritmo e continuidade de execução da obra;
Todos os desvios necessários à fase de execução estão implantados. Foram executados reforços no pavimento das vias que serão utilizadas como desvio, além de sinalização apropriada.
Qualificação que a obra trará:
Solução de transposição (evitando congestionamento) para um cruzamento onde circulam 93 mil veículos por dia.
Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:
A Justiça ainda não deu a reintegração de posse da área ocupada pela revenda de veículos em favor do município;
O município aguarda também a reintegração de área atualmente ocupada por loja de borracharia;
Enquanto o município não retomar tais áreas, a obra não poderá ser iniciada. Como as áreas localizam-se em pontos importantes da obra, suas liberações previamente à obra impõe-se, sob pena de restar no cruzamento da Terceira Perimetral bloqueios por tempo indeterminado, haja vista os prazos recursais inerentes às disputas judiciais.


PROLONGAMENTO DA SEVERO DULLIUS
Dados da obra:
Início: Set-15
Extensão: 1,9km
Custo: R$ 69 milhões
Estimativa de término: dez-16

Status da obra:
A obra foi iniciada em set-15;
Obra em pleno andamento;
A implantação do trecho da rua Dona Alzira que se conectará com a avenida Severo Dullius prolongada está concluída.
Qualificação que a obra trará:
O fluxo de veículos e ônibus que acessa Porto Alegre pela avenida dos Estados e BR-116 terá condições, com a implantação do prolongamento da avenida Severo Dullius, de acessar a zona norte diretamente pela avenida Sertório, sem ter que acessar a Terceira Perimetral pela avenida Ceará. A rota alternativa de acesso à zona norte sem ter que acessar a avenida Sertório pela avenida Ceará será a seguinte: alça do viaduto que dá acesso ao aeroporto Salgado Filho, trecho da avenida Severo Dullius existente, trecho prolongado da avenida Severo Dullius, rua Dona Alzira e, finalmente, a avenida Sertório. Além disso, a obra de prolongamento criará um anel viário no entorno imediato do aeroporto Salgado Filho, facilitando a saída e chegada de veículos e ônibus ao aeroporto nos dias em que são realizados eventos e shows em casa de espetáculos existente em frente ao aeroporto.
Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:
O traçado original do projeto seguia a diretriz 704 do Plano Diretor. Porém, o trecho apresentava em seu leito células de aterro sanitário, depositadas em época que se operava no local o antigo aterro da Zona Norte. Devido a isso, o traçado não viabilizou-se sob ponto de vista ambiental, na medida em que seu licenciamento ambiental exigiria o estabelecimento de medidas técnicas e ambientais antieconômicas;
Assim, um novo traçado teve de ser estabelecido, desviando das células de aterro sanitário. Tal traçado foi amplamente discutido com a SMAM, de modo a restar viabilizada sua licença ambiental. Esse processo demandou tempo considerável até chegar a sua solução, fazendo com que o cronograma inicialmente planejado tivesse de sofrer ajustes;
O novo traçado foi submetido ao órgão de controle, o qual manifestou-se favoravelmente à sua implantação;
Outra medida necessária fora a necessidade de aprovação do projeto junto ao agente financiador. O projeto, por sua magnitude e complexidade, demandou um tempo considerável de análise. Em ago-15, sua aprovação fora conquistada, dando condições de início de obra para o mês de set-15;
As desapropriações necessárias à implantação do projeto foram judicializadas, fazendo com que o cronograma sofresse atrasos.