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22/07/2016 - BRT - Avenida Bento Gonçalves

RELATÓRIO OBRAS DE MOBILIDADE URBANA - JUNHO/ 2016

Relatório referente ao andamento das obras de mobilidade urbana em Porto Alegre no mês de junho.

 CORREDOR AVENIDA TRONCO
Dados da obra:
 • Início: mai-12
 • Extensão: 5,83km de duplicação
 • Custo: R$ 124,1 milhões
 • Estimativa de conclusão: dez-17 (depende de reassentamentos de famílias)
Qualificação que a obra trará:
Implantação de ciclovia
16 estações de ônibus (08 por sentido)
Melhoria da mobilidade urbana entre a zona central e as zonas leste e sul
Status da obra:
A obra (extensão total de 5,83km) desenvolve-se nos trechos que possuem áreas liberadas.
É uma obra de extrema complexidade no que se refere ao aspecto social, haja vista a necessidade do estabelecimento de solução habitacional às famílias que habitam no traçado do projeto.
Das 1525 famílias inicialmente existentes no traçado, aproximadamente 1350 (88,52%) tiveram resolvidas suas situações referentes à moradia (restam no traçado 175 famílias).
Quanto à indicação de uma data de conclusão da obra, não é possível estabelecer de forma definitiva, pois, embora faltem apenas 11,48% de solução habitacional, as famílias que ainda permanecem no traçado o habitam de forma dispersa, impossibilitando o estabelecimento de uma frente de obra contínua.
Durante o mês de mai-16, o município avançou, em termos de áreas para a execução da obra, em 9,40%, chegando a aproximadamente 81,00% do total das áreas necessárias. Nesse percentual de 81,00% estão inclusas as áreas em que já houve a pavimentação (trechos concluídos) e as áreas em que se estão trabalhando (trechos com obras em andamento). Tal percentual de 81,00% estava previsto para acontecer somente em dez-16.
O avanço referido trata-se de trecho de extensão de 550 metros na avenida Moab Caldas, entre a avenida Francisco Massena Vieira e a rua Gabriel Fialho Camargo (próximo ao Posto de Saúde da Cruzeiro do Sul – PACS). Nesse trecho houve inclusive a implantação de desvio de trânsito para possibilitar a execução da obra.
Atualmente, a obra apresenta às seguinte situações em termos de frentes para sua execução:
AVENIDA MOAB CALDAS (trecho de 600 metros, aproximadamente), entre a avenida Francisco Massena Vieira e rua Maria José Alberton Silva – Situação: Obra concluída (pavimentação), nos dois (02) sentidos;
AVENIDA MOAB CALDAS (trecho de 550 metros, aproximadamente), entre a avenida Francisco Massena Vieira e a rua Gabriel Fialho Camargo (próximo ao Posto de Saúde da Cruzeiro do Sul PACS) – Situação: Mobilização para o início das escavações, nos dois (02) sentidos;
AVENIDA TERESÓPOLIS (trecho de 500 metros, aproximadamente), entre as ruas Professor Carvalho de Freitas e Anchieta – Situação: Obra concluída (pavimentação), nos dois (02) sentidos;
AVENIDA CORONEL GASTÃO HASLOCHER MAZERON (trecho de 800 metros, aproximadamente), entre a rua Catão Coelho e as proximidades da confluência da rua Mariano de Matos e avenida Dr. Carlos Barbosa – Situação: Obra concluída (pavimentação), nos dois (02) sentidos;
AVENIDA CORONEL GASTÃO HASLOCHER MAZERON (trecho de 130 metros, aproximadamente), entre as proximidades da confluência da rua Mariano de Matos e avenida Dr. Carlos Barbosa e avenida Moab Caldas – Situação: Obra em andamento, em um (01) sentido. Previsão de conclusão: dez-16;
AVENIDA MOAB CALDAS (trecho de 350 metros, aproximadamente), entre as ruas Maria José Alberton Silva e Dona Malvina – Situação: Obra em andamento, em um (01) sentido. Previsão de conclusão: dez-16;
AVENIDA MOAB CALDAS / CRUZEIRO DO SUL (trecho de 500 metros, aproximadamente), entre as ruas Dona Malvina e Padre Nóbrega – Situação: Em obras, em um (01) sentido. Previsão de conclusão: dez-16;
AVENIDA DIVISA (trecho de 200 metros, aproximadamente), entre as ruas Padre Nóbrega e Jacuí – Situação: Aguardando liberação de área (reassentamento de famílias). Previsão de conclusão: dez-17;
AVENIDA DIVISA (trecho de 350 metros, aproximadamente), entre as ruas Jacuí e Comandaí – Situação: Em obras. Previsão de conclusão: dez-16;
AVENIDA DIVISA (trecho de 150 metros, aproximadamente), entre as ruas Comandaí e Jaguari – Situação: Em obras. Previsão de conclusão: dez-16;
AVENIDA DIVISA (trecho de 150 metros, aproximadamente), entre as ruas Jaguari e Upamaroti – Situação: Em obras. Previsão de conclusão: dez-16;
AVENIDA DIVISA (trecho de 150 metros, aproximadamente), entre as ruas Upamaroti e Jataí – Situação: Em obras. Previsão de conclusão: dez-16;
AVENIDA DIVISA (trecho de 150 metros, aproximadamente), entre as ruas Jataí e Curupaiti – Situação: Em obras. Previsão de conclusão: dez-16;
AVENIDA DIVISA (trecho de 150 metros, aproximadamente), entre a rua Curupaiti e avenida Icaraí – Situação: Obra concluída (pavimentação), nos dois (02) sentidos. Previsão de conclusão: dez-16;
RÓTULA DA ICARAÍ (área junto ao Hipódromo Cristal e próxima às avenidas Divisa e Icaraí) – Situação: Em obras. Previsão de conclusão: dez-16

 

PAVIMENTAÇÃO CORREDOR BRT PROTÁSIO ALVES
Dados da obra:
• Início: mar-12
• Extensão: 7,0km
• Custo: R$ 18 milhões
• Estimativa de conclusão: Obra concluída
Status da obra:
Obra de pavimentação concluída
Próximas etapas:
Implantação de barreiras de concreto para proteção de estações próximas a hospitais e escolas;
Tratam-se de barreiras de concreto tipo New Jersey (NJ)
Os NJ serão implantados a partir do final de jul-16 e início de ago-16 e levarão 60 dias para execução.


PAVIMENTAÇÃO CORREDOR BRT BENTO GONÇALVES
Dados da obra:
• Início: mar-12
• Extensão: 7,0km
• Custo: R$ 14 milhões
• Estimativa de conclusão: Conclusão em jul-16 (liberação ao tráfego)
Status da obra:
A obra está na fase final de execução;
A concretagem do pavimento foi concluída (até o final de jul-16 haverá a liberação ao tráfego);
Em fase final de execução o piso das duas (02) estações;

 

 

 

 

PAVIMENTAÇÃO CORREDOR BRT JOÃO PESSOA
Dados da obra:
• Início: set-12
• Extensão: 3,2km
• Custo: R$ 5,6 milhões
• Estimativa de conclusão: dez-17

Status da obra:
Obra executada em 60%
Já foram executados 1.920,00m metros de pavimento, de um total de 3.200,00 metros
Próximas etapas:
O contrato de execução está em encaminhamento de rescisão (em jul-16);
Motivo: Uma das empresas participantes do consórcio está em processo de recuperação judicial. Não houve interesse do município nem do consórcio pela permanência do contrato;
No segundo semestre de 2016 haverá nova licitação para a execução da obra remanescente (1.280,00m). Está em elaboração o novo orçamento, de modo a lançar o edital, que será publicado em nov-16. A obra terá início em fev-17 e durará 12 meses;
Observação:
Os 60% executados da obra estão em situação de uso e recebendo o tráfego dos ônibus. Não há nenhum desvio, pois houve conclusão plena dos 1.920,00m. Portanto, não há impacto no trânsito. O fluxo desenvolve-se normalmente.


CORREDOR VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA - DUPLICAÇÃO
TRECHO 1 – Trecho entre as ruas da Conceição e Ramiro Barcelos
Dados da obra:
• Início: jan-13
• Extensão: 0,75km
• Custo: R$ 13,3 milhões
• Estimativa de conclusão: ago-16 (pavimentação concluída; faltam apenas a sinalização e passeios públicos – calçadas)
Status da obra:
A execução da pavimentação foi concluída;
Faltam apenas a implantação da sinalização (horizontal e vertical) e a execução dos passeios públicos (calçadas);
Os enleivamentos (gramas) já foram plantados nos canteiros centrais.
Em ago-16 a obra será entregue
A pavimentação do lote 1 (750 metros), nos dois sentidos (entre as ruas da Conceição e Álvaro Guaspary) está 100% executada.
Falta executar:
Passeios públicos (calçadas);
Pintura de sinalização (horizontal e vertical);
Enleivamento nos canteiros (plantio de grama)


TRECHO 2 – Trecho entre a Ramiro Barcelos e Sertório
Dados da obra:
• Extensão: 2,5km
• Custo: R$ 35 milhões
Status da obra:
O lote 2 (entre a rua Ramiro Barcelos e avenida Sertório) tem extensão de 2,50km. Seu início depende de áreas que estão em processo judicial de desapropriação. Após iniciada, a obra terá cronograma de execução de 18 meses.


CORREDOR TERCEIRA PERIMETRAL
VIADUTO SÃO JORGE
Dados da obra:
• Início: ago-12
• Extensão: 540 metros
• Custo: R$ 73 milhões
• O viaduto já está liberado para circulação
Status da obra:
Viaduto concluído
A etapa do laço de quadra (sentido norte-leste) foi concluída e liberada em 12/07/16;


TRINCHEIRA DA ANITA
Dados da obra:
• Início: jan-13
• Extensão: 210 metros
• Custo: R$ 13,4 milhões
• Estimativa de conclusão: segundo semestre de 2016
Status da obra:
Obra em andamento;
A estrutura da passagem subterrânea, no lado bairro, está concluída;
No lado centro, as paredes de contenção (paredes diafragma) da trincheira já foram executadas;
No lado centro, já foram pavimentadas as alças laterais;
No lado bairro, já foram pavimentadas as alças laterais;
A escavação no lado bairro está concluída;
A escavação no lado centro avança em direção à Terceira Perimetral;
Em 22/07/16 foi concluída a concretagem do último 1/3 da laje de cobertura da trincheira. No final de ago-16, após o período de cura do concreto, todos os elementos estruturais da passagem subterrânea estarão executados e concluídos. Restarão apenas a execução das lajes da pista de rolamento da trincheira e os serviços de acabamento e implantação da sinalização e iluminação.
Qualificação que a obra trará:
Solução de transposição (evitando congestionamento) para um cruzamento onde circulam 75 mil veículos por dia.
Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:
A obra foi retomada no final de maio de 2015, após a rescisão com a primeira colocada que vinha executando a obra;
Protestos contra corte de árvores atrasaram o início da obra em seis meses;
A obra era para ter iniciado em jun-12. Com o impedimento dos cortes, a obra só pode ter início em jan-13;
A obra exigiu um aditivo para fazer frente ao desmonte de rocha. O aditivo teve de ser analisado pelo órgão de controle e Caixa. Esse processo de negociação do aditivo e de análise por parte do órgão de controle e agente financiador demandou um tempo considerável, fazendo com que a obra diminuísse seu ritmo.


TRINCHEIRA DA CRISTÓVÃO
Dados da obra:
• Início: jul-14
• Extensão: 300 metros
• Custo: R$ 12,5 milhões
• Estimativa de conclusão: segundo semestre de 2016
Status da obra:
Obra em andamento;
As paredes de contenção (estacas justapostas) ao longo de toda a extensão da trincheira já foram executadas, permitindo o atual nível de escavação da passagem subterrânea (encaminhamentos finais de escavação);
No lado centro, já foram pavimentadas as alças laterais (já liberadas ao tráfego);
No lado centro a estrutura da trincheira está concluída;
Em execução os muros de contenção no lado bairro;
No lado bairro a escavação avança para sua conclusão;
Alça bairro-norte: Desde 18/07/16 estão sendo executados os últimos serviços de implantação de redes de drenagem junto à alça bairro-norte, dando condições, assim, de, a partir do mês de ago-16, iniciar a execução do asfaltamento em tal alça;
Alça bairro-sul: Estão sendo executados os muros de contenção. Após suas conclusões, serão iniciados os serviços relativos à base do pavimento dessa alça. O início do asfaltamento dessa alça está previsto para final de ago-16.

Qualificação que a obra trará:
Solução de transposição (evitando congestionamento) para um cruzamento onde circulam 85 mil veículos por dia.
Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:
Houve dificuldades na negociação com a Escolinha Amigos do Verde para liberação de área, pois o projeto previa transplantes de árvores e a escola era contra.
Desapropriações judiciais prejudicaram o cronograma dessa obra.


TRINCHEIRA DA CEARÁ
Dados da obra:
• Início: jan-13
• Extensão: 300 metros
• Custo: R$ 32 milhões
• Estimativa de conclusão: dez-16
Status da obra:
Obra em andamento;
A obra desenvolve-se de maneira simultânea nos lados norte e sul e centro;
As paredes de contenção (paredes diafragma) da trincheira já foram executadas. No final de jun-16 foram concluídos os últimos elementos estruturais de contenção da passagem subterrânea (no exato cruzamento das avenidas Ceará e Farrapos), permitindo, assim, a execução de maneira plena dos trabalhos de escavação da parte subterrânea;
Nas cabeceiras da trincheira, tanto no lado norte quanto no lado sul, as execuções das lajes de fundo (pista de rolamento) avançam em direção ao centro da passagem subterrânea;
A escavação atualmente concentra-se no terço médio da trincheira, sob o viaduto Leonel Brizola;
As escavações junto às cabeceiras da obra-de-arte (norte e sul) estão concluídas;
No final de jun-16, foram iniciadas as implantações das estroncas junto ao topo das paredes da passagem subterrânea.
Qualificação que a obra trará:
Solução de transposição (evitando congestionamento) para um cruzamento onde circulam 75 mil veículos por dia.
Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:
Renegociação de preços para fazer frente à nova solução estrutural da trincheira. O consórcio inicialmente recusou-se a aceitar os preços impostos pelo município, por considerá-los baixos. Tais preços já tinham passado pelo crivo do órgão de controle e agente financiador. Portanto, o município tinha convicção em seus valores. Após o município anunciar nova licitação, o consórcio voltou atrás e retomou a obra, em jan-15;
A restrição de horários imposta à obra (trabalhos de execução das paredes diafragma somente à noite) levou a necessidade de estabelecimento de um cronograma com prazo de execução além do inicialmente planejado.


TRINCHEIRA DA PLÍNIO
Dados da obra:
Início: Sem previsão (depende de decisão judicial quanto às áreas que pertencem ao município e encontram-se ocupadas)
Extensão: 400 metros
Custo: R$ 30 milhões
Status da obra:
A obra não pode ser iniciada enquanto o município não retomar áreas que lhe pertencem e encontram-se ocupadas (ocupada por revenda de veículos). Tais áreas são fundamentais para o ritmo e continuidade de execução da obra;
Todos os desvios necessários à fase de execução estão implantados. Foram executados reforços no pavimento das vias que serão utilizadas como desvio, além de sinalização apropriada.
Qualificação que a obra trará:
Solução de transposição (evitando congestionamento) para um cruzamento onde circulam 93 mil veículos por dia.

Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:
A Justiça ainda não deu a reintegração de posse da área ocupada pela revenda de veículos em favor do município;
O município aguarda também a reintegração de área atualmente ocupada por loja de borracharia;
Enquanto o município não retomar tais áreas, a obra não poderá ser iniciada. Como as áreas localizam-se em pontos importantes da obra, suas liberações previamente à obra impõe-se, sob pena de restar no cruzamento da Terceira Perimetral bloqueios por tempo indeterminado, haja vista os prazos recursais inerentes às disputas judiciais.


PROLONGAMENTO DA SEVERO DULLIUS
Dados da obra:
Início: Set-15
Extensão: 1,9km
Custo: R$ 69 milhões
Estimativa de término: dez-16
Status da obra:
A obra foi iniciada em set-15;
Obra em pleno andamento;
A implantação do trecho da rua Dona Alzira que se conectará com a avenida Severo Dullius prolongada está concluída;
No final de jun-16, na pista sentido Severo Dullius – Sertório, foi iniciada a execução da base de brita graduada, fase preliminar à execução do concreto asfáltico;
No final de jun-16, na pista sentido Severo Dullius – Sertório, foi iniciada a execução dos meios-fios da futura via.
Próximas etapas:
No início de ago-16, na pista sentido Sertório – Severo Dullius, será iniciada a execução da base de brita graduada, fase preliminar à execução do concreto asfáltico;
No início de ago-16, na pista sentido Sertório – Severo Dullius, será iniciada a execução dos meios-fios da futura via.

Qualificação que a obra trará:
O fluxo de veículos e ônibus que acessa Porto Alegre pela avenida dos Estados e BR-116 terá condições, com a implantação do prolongamento da avenida Severo Dullius, de acessar a zona norte diretamente pela avenida Sertório, sem ter que acessar a Terceira Perimetral pela avenida Ceará. A rota alternativa de acesso à zona norte sem ter que acessar a avenida Sertório pela avenida Ceará será a seguinte: alça do viaduto que dá acesso ao aeroporto Salgado Filho, trecho da avenida Severo Dullius existente, trecho prolongado da avenida Severo Dullius, rua Dona Alzira e, finalmente, a avenida Sertório. Além disso, a obra de prolongamento criará um anel viário no entorno imediato do aeroporto Salgado Filho, facilitando a saída e chegada de veículos e ônibus ao aeroporto nos dias em que são realizados eventos e shows em casa de espetáculos existente em frente ao aeroporto.

Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:
O traçado original do projeto seguia a diretriz 704 do Plano Diretor. Porém, o trecho apresentava em seu leito células de aterro sanitário, depositadas em época que se operava no local o antigo aterro da Zona Norte. Devido a isso, o traçado não viabilizou-se sob ponto de vista ambiental, na medida em que seu licenciamento ambiental exigiria o estabelecimento de medidas técnicas e ambientais antieconômicas;
Assim, um novo traçado teve de ser estabelecido, desviando das células de aterro sanitário. Tal traçado foi amplamente discutido com a SMAM, de modo a restar viabilizada sua licença ambiental. Esse processo demandou tempo considerável até chegar a sua solução, fazendo com que o cronograma inicialmente planejado tivesse de sofrer ajustes;
O novo traçado foi submetido ao órgão de controle, o qual manifestou-se favoravelmente à sua implantação;
Outra medida necessária fora a necessidade de aprovação do projeto junto ao agente financiador. O projeto, por sua magnitude e complexidade, demandou um tempo considerável de análise. Em ago-15, sua aprovação fora conquistada, dando condições de início de obra para o mês de set-15;
As desapropriações necessárias à implantação do projeto foram judicializadas, fazendo com que o cronograma sofresse atrasos.