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09/09/2016 - BRT - Avenida Bento Gonçalves

RELATÓRIO OBRAS DE MOBILIDADE URBANA - AGOSTO/2016

Relatório referente ao andamento das obras de mobilidade urbana em Porto Alegre no mês de agosto.

CORREDOR AVENIDA TRONCO

Dados da obra:

 • Início: mai-12
 • Extensão: 5,83km de duplicação
 • Custo: R$ 124,1 milhões
 • Estimativa de conclusão: dez-17 (depende de reassentamentos de famílias)

Qualificação que a obra trará:

• Implantação de ciclovia
• 16 estações de ônibus (08 por sentido)
• Melhoria da mobilidade urbana entre a zona central e as zonas leste e sul

Status da obra:

A obra (extensão total de 5,83km) desenvolve-se nos trechos que possuem áreas liberadas.
É uma obra de extrema complexidade no que se refere ao aspecto social, haja vista a necessidade do estabelecimento de solução habitacional às famílias que habitam no traçado do projeto.
Das 1525 famílias inicialmente existentes no traçado, aproximadamente 1350 (88,52%) tiveram resolvidas suas situações referentes à moradia (restam no traçado 175 famílias).
Quanto à indicação de uma data de conclusão da obra, não é possível estabelecer de forma definitiva, pois, embora faltem apenas 11,48% de solução habitacional, as famílias que ainda permanecem no traçado o habitam de forma dispersa, impossibilitando o estabelecimento de uma frente de obra contínua.
Durante o mês de mai-16, o município avançou, em termos de áreas para a execução da obra, em 9,40%, chegando a aproximadamente 81,00% do total das áreas necessárias. Nesse percentual de 81,00% estão inclusas as áreas em que já houve a pavimentação (trechos concluídos) e as áreas em que se estão trabalhando (trechos com obras em andamento). Tal percentual de 81,00% estava previsto para acontecer somente em dez-16.
O avanço referido trata-se de trecho de extensão de 550 metros na avenida Moab Caldas, entre a avenida Francisco Massena Vieira e a rua Gabriel Fialho Camargo (próximo ao Posto de Saúde da Cruzeiro do Sul – PACS). Nesse trecho houve inclusive a implantação de desvio de trânsito para possibilitar a execução da obra.

Atualmente, a obra apresenta às seguinte situações em termos de frentes para sua execução:

• AVENIDA MOAB CALDAS (trecho de 600 metros, aproximadamente), entre a avenida Francisco Massena Vieira e rua Maria José Alberton Silva – Situação: Obra concluída (pavimentação), nos dois (02) sentidos;
• AVENIDA MOAB CALDAS (trecho de 550 metros, aproximadamente), entre a avenida Francisco Massena Vieira e a rua Gabriel Fialho Camargo (próximo ao Posto de Saúde da Cruzeiro do Sul PACS) – Situação: Mobilização para o início das escavações, nos dois (02) sentidos;
• AVENIDA TERESÓPOLIS (trecho de 500 metros, aproximadamente), entre as ruas Professor Carvalho de Freitas e Anchieta – Situação: Obra concluída (pavimentação), nos dois (02) sentidos;
• AVENIDA CORONEL GASTÃO HASLOCHER MAZERON (trecho de 800 metros, aproximadamente), entre a rua Catão Coelho e as proximidades da confluência da rua Mariano de Matos e avenida Dr. Carlos Barbosa – Situação: Obra concluída (pavimentação), nos dois (02) sentidos;
• AVENIDA CORONEL GASTÃO HASLOCHER MAZERON (trecho de 130 metros, aproximadamente), entre as proximidades da confluência da rua Mariano de Matos e avenida Dr. Carlos Barbosa e avenida Moab Caldas – Situação: Obra em andamento, em um (01) sentido. Previsão de conclusão: dez-16;
• AVENIDA MOAB CALDAS (trecho de 350 metros, aproximadamente), entre as ruas Maria José Alberton Silva e Dona Malvina – Situação: Obra em andamento, em um (01) sentido. Previsão de conclusão: dez-16;
• AVENIDA MOAB CALDAS / CRUZEIRO DO SUL (trecho de 500 metros, aproximadamente), entre as ruas Dona Malvina e Padre Nóbrega – Situação: Em obras, em um (01) sentido. Previsão de conclusão: dez-16;
• AVENIDA DIVISA (trecho de 200 metros, aproximadamente), entre as ruas Padre Nóbrega e Jacuí – Situação: Aguardando liberação de área (reassentamento de famílias). Previsão de conclusão: dez-17;
• AVENIDA DIVISA (trecho de 350 metros, aproximadamente), entre as ruas Jacuí e Comandaí – Situação: Em obras. Previsão de conclusão: dez-16;
• AVENIDA DIVISA (trecho de 150 metros, aproximadamente), entre as ruas Comandaí e Jaguari – Situação: Em obras. Previsão de conclusão: dez-16;
• AVENIDA DIVISA (trecho de 150 metros, aproximadamente), entre as ruas Jaguari e Upamaroti – Situação: Em obras. Previsão de conclusão: dez-16;
• AVENIDA DIVISA (trecho de 150 metros, aproximadamente), entre as ruas Upamaroti e Jataí – Situação: Em obras. Previsão de conclusão: dez-16;
• AVENIDA DIVISA (trecho de 150 metros, aproximadamente), entre as ruas Jataí e Curupaiti – Situação: Em obras. Previsão de conclusão: dez-16;
• AVENIDA DIVISA (trecho de 150 metros, aproximadamente), entre a rua Curupaiti e avenida Icaraí – Situação: Obra concluída (pavimentação), nos dois (02) sentidos. Previsão de conclusão: dez-16;
• RÓTULA DA ICARAÍ (área junto ao Hipódromo Cristal e próxima às avenidas Divisa e Icaraí) – Situação: Em obras. Previsão de conclusão: dez-16

 

PAVIMENTAÇÃO CORREDOR BRT PROTÁSIO ALVES

Dados da obra:

• Início: mar-12
• Extensão: 7,0km
• Custo: R$ 18 milhões
• Estimativa de conclusão: Obra concluída

Status da obra:

Obra de pavimentação concluída

Próximas etapas:

• Implantação de barreiras de concreto para proteção de estações próximas a hospitais e escolas;
• Tratam-se de barreiras de concreto tipo New Jersey (NJ)
• Os NJ estão sendo fabricados de maneira pré-moldada e serão apenas instalados no corredor, numa operação de rápida execução. Os elementos pré-moldados estão previstos para serem todos fabricados até a 1ª quinzena de nov-16. Já a implantação no corredor se dará no mês de nov-16, com previsão de conclusão para a 1ª quinzena de dez-16.


PAVIMENTAÇÃO CORREDOR BRT BENTO GONÇALVES

Dados da obra:

• Início: mar-12
• Extensão: 7,0km
• Custo: R$ 14 milhões
• Estimativa de conclusão: Obra concluída

Status da obra:

Obra de pavimentação concluída


PAVIMENTAÇÃO CORREDOR BRT JOÃO PESSOA

Dados da obra:

• Início: set-12
• Extensão: 3,2km
• Custo: R$ 5,6 milhões
• Estimativa de conclusão: dez-17

Status da obra:

• Obra executada em 60%
• Já foram executados 1.920,00m metros de pavimento, de um total de 3.200,00 metros

Próximas etapas:

• O contrato de execução está em encaminhamento de rescisão;
• Motivo: Uma das empresas participantes do consórcio está em processo de recuperação judicial. Não houve interesse do município nem do consórcio pela permanência do contrato;
• No segundo semestre de 2016 haverá nova licitação para a execução da obra remanescente (1.280,00m). Está em elaboração o novo orçamento, de modo a lançar o edital, que será publicado em nov-16. A obra terá início em fev-17 e durará 12 meses;

Observação:

• Os 60% executados da obra estão em situação de uso e recebendo o tráfego dos ônibus. Não há nenhum desvio, pois houve conclusão plena dos 1.920,00m. Portanto, não há impacto no trânsito. O fluxo desenvolve-se normalmente.


CORREDOR VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA - DUPLICAÇÃO

TRECHO 1 – Trecho entre as ruas da Conceição e Ramiro Barcelos

Dados da obra:

• Início: jan-13
• Extensão: 0,75km
• Custo: R$ 13,3 milhões
• Estimativa de conclusão: dez-16 (pavimentação concluída; faltam apenas a sinalização e passeios públicos – calçadas)

Status da obra:

A execução da pavimentação foi concluída;
Faltam apenas a implantação da sinalização (horizontal e vertical) e a execução dos passeios públicos (calçadas);
Os enleivamentos (gramas) já foram plantados nos canteiros centrais.
Em dez-16 a obra será entregue
A pavimentação do lote 1 (750 metros), nos dois sentidos (entre as ruas da Conceição e Álvaro Guaspary) está 100% executada.

Falta executar:

• Passeios públicos (calçadas);
• Pintura de sinalização (horizontal e vertical);
• Enleivamento nos canteiros (plantio de grama)


TRECHO 2 – Trecho entre a Ramiro Barcelos e Sertório

Dados da obra:

• Extensão: 2,5km
• Custo: R$ 35 milhões

Status da obra:

O lote 2 (entre a rua Ramiro Barcelos e avenida Sertório) tem extensão de 2,50km. Seu início depende de áreas que estão em processo judicial de desapropriação. Após iniciada, a obra terá cronograma de execução de 18 meses.


CORREDOR TERCEIRA PERIMETRAL

VIADUTO SÃO JORGE

Dados da obra:

• Início: ago-12
• Extensão: 540 metros
• Custo: R$ 73 milhões

Status da obra:

• Viaduto concluído
• A etapa do laço de quadra (sentido norte-leste) está concluída e em operação.


TRINCHEIRA DA ANITA

Dados da obra:

• Início: jan-13
• Extensão: 210 metros
• Custo: R$ 13,4 milhões
• Estimativa de conclusão: segundo semestre de 2016

Status da obra:

• Obra em fase final de execução;
• Toda a estrutura da obra de arte está concluída;
• 100% da escavação foi concluída;
• A obra de arte está na fase de execução de acabamentos;
• Em 31/08/16 houve a liberação do fluxo pela Terceira Perimetral. Foi liberada a pista norte – sul;

Qualificação que a obra trará:

• Solução de transposição (evitando congestionamento) para um cruzamento onde circulam 75 mil veículos por dia.
Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:
• A obra foi retomada no final de maio de 2015, após a rescisão com a primeira colocada que vinha executando a obra;
• Protestos contra corte de árvores atrasaram o início da obra em seis meses;
• A obra era para ter iniciado em jun-12. Com o impedimento dos cortes, a obra só pode ter início em jan-13;
• A obra exigiu um aditivo para fazer frente ao desmonte de rocha. Esse processo de negociação demandou um tempo considerável, fazendo com que a obra diminuísse seu ritmo.


TRINCHEIRA DA CRISTÓVÃO

Dados da obra:

• Início: jul-14
• Extensão: 300 metros
• Custo: R$ 12,5 milhões
• Estimativa de conclusão: segundo semestre de 2016

Status da obra:

• Obra em andamento;
• Toda estrutura da obra de arte está executada;
• Falta executar 5% da escavação no lado bairro;
• Falta executar 20% da pista de rolamento
• Em execução muros de contenção junto à alça lateral (alça sul-bairro)

Qualificação que a obra trará:

• Solução de transposição (evitando congestionamento) para um cruzamento onde circulam 85 mil veículos por dia.
Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:
• Houve dificuldades na negociação de liberações de áreas;
• Desapropriações judiciais prejudicaram o cronograma dessa obra.


TRINCHEIRA DA CEARÁ

Dados da obra:

• Início: jan-13
• Extensão: 300 metros
• Custo: R$ 32 milhões
• Estimativa de conclusão: dez-16

Status da obra:

• Obra em andamento;
• A obra desenvolve-se de maneira simultânea nos lados norte e sul e centro;
• As paredes de contenção (paredes diafragma) da trincheira já foram executadas. No final de jun-16 foram concluídos os últimos elementos estruturais de contenção da passagem subterrânea (no exato cruzamento das avenidas Ceará e Farrapos), permitindo, assim, a execução de maneira plena dos trabalhos de escavação da parte subterrânea;
• Nas cabeceiras da trincheira, tanto no lado norte quanto no lado sul, as execuções das lajes de fundo (pista de rolamento) avançam em direção ao centro da passagem subterrânea;
• A escavação atualmente concentra-se no terço médio da trincheira, sob o viaduto Leonel Brizola;
• As escavações junto às cabeceiras da obra-de-arte (norte e sul) estão concluídas;
• No final de ago-16, começaram a ser instaladas as lajes de cobertura da trincheira.

Qualificação que a obra trará:

• Solução de transposição (evitando congestionamento) para um cruzamento onde circulam 75 mil veículos por dia.

Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:

• Renegociação de preços para fazer frente à nova solução estrutural da trincheira. O consórcio inicialmente recusou-se a aceitar os preços impostos pelo município, por considerá-los baixos. Tais preços já tinham passado pelo crivo do órgão de controle e agente financiador. Portanto, o município tinha convicção em seus valores. Após o município anunciar nova licitação, o consórcio voltou atrás e retomou a obra, em jan-15;
• A restrição de horários imposta à obra (trabalhos de execução das paredes diafragma somente à noite) levou a necessidade de estabelecimento de um cronograma com prazo de execução além do inicialmente planejado.

 

TRINCHEIRA DA PLÍNIO

Dados da obra:

• Início: Sem previsão (depende de decisão judicial quanto às áreas que pertencem ao município e encontram-se ocupadas)
• Extensão: 400 metros
• Custo: R$ 30 milhões

Status da obra:

• A obra não pode ser iniciada enquanto o município não retomar áreas que lhe pertencem e encontram-se ocupadas (ocupada por revenda de veículos). Tais áreas são fundamentais para o ritmo e continuidade de execução da obra;
• Todos os desvios necessários à fase de execução estão implantados. Foram executados reforços no pavimento das vias que serão utilizadas como desvio, além de sinalização apropriada.

Qualificação que a obra trará:

• Solução de transposição (evitando congestionamento) para um cruzamento onde circulam 93 mil veículos por dia.

Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:

• A Justiça ainda não deu a reintegração de posse da área ocupada pela revenda de veículos em favor do município;
• O município aguarda também a reintegração de área atualmente ocupada por loja de borracharia;
• Enquanto o município não retomar tais áreas, a obra não poderá ser iniciada. Como as áreas localizam-se em pontos importantes da obra, suas liberações previamente à obra impõe-se, sob pena de restar no cruzamento da Terceira Perimetral bloqueios por tempo indeterminado, haja vista os prazos recursais inerentes às disputas judiciais.


PROLONGAMENTO DA SEVERO DULLIUS

Dados da obra:

• Início: Set-15
• Extensão: 1,9km
• Custo: R$ 69 milhões
• Estimativa de término: dez-16

Status da obra:

• A obra foi iniciada em set-15;
• Obra em pleno andamento;
• A implantação do trecho da rua Dona Alzira que se conectará com a avenida Severo Dullius prolongada está concluída;
• As duas pistas entre as avenidas. Dique e Sérgio Dietrich já receberam asfalto;

Qualificação que a obra trará:

• O fluxo de veículos e ônibus que acessa Porto Alegre pela avenida dos Estados e BR-116 terá condições, com a implantação do prolongamento da avenida Severo Dullius, de acessar a zona norte diretamente pela avenida Sertório, sem ter que acessar a Terceira Perimetral pela avenida Ceará. A rota alternativa de acesso à zona norte sem ter que acessar a avenida Sertório pela avenida Ceará será a seguinte: alça do viaduto que dá acesso ao aeroporto Salgado Filho, trecho da avenida Severo Dullius existente, trecho prolongado da avenida Severo Dullius, rua Dona Alzira e, finalmente, a avenida Sertório. Além disso, a obra de prolongamento criará um anel viário no entorno imediato do aeroporto Salgado Filho, facilitando a saída e chegada de veículos e ônibus ao aeroporto nos dias em que são realizados eventos e shows em casa de espetáculos existente em frente ao aeroporto.

Fases pelas quais a obra perpassou, dificultando sua continuidade:

• O traçado original do projeto seguia a diretriz 704 do Plano Diretor. Porém, o trecho apresentava em seu leito células de aterro sanitário, depositadas em época que se operava no local o antigo aterro da Zona Norte. Devido a isso, o traçado não viabilizou-se sob ponto de vista ambiental, na medida em que seu licenciamento ambiental exigiria o estabelecimento de medidas técnicas e ambientais antieconômicas;

• Assim, um novo traçado teve de ser estabelecido, desviando das células de aterro sanitário. Tal traçado foi amplamente discutido com a SMAM, de modo a restar viabilizada sua licença ambiental. Esse processo demandou tempo considerável até chegar a sua solução, fazendo com que o cronograma inicialmente planejado tivesse de sofrer ajustes;

• O novo traçado foi submetido ao órgão de controle, o qual manifestou-se favoravelmente à sua implantação;
• As desapropriações necessárias à implantação do projeto foram judicializadas, fazendo com que o cronograma sofresse atrasos.