1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Novo bloqueio no trânsito na Capital
14/01/2013 - Viaduto e estação de transporte coletivo - Complexo da Rodoviária

Novo bloqueio no trânsito na Capital

Desde a manhã de sábado, os motoristas precisam ter atenção ao trafegar pela avenida Júlio de Castilhos, no Centro de Porto Alegre. Em função da execução do viaduto na avenida, foi necessário reduzir o número de faixas para a passagem de carros e ônibus no local, que é um dos mais movimentados da cidade.

A construção do viaduto da Júlio de Castilhos integra o projeto do Complexo da Rodoviária, que pretende melhorar a mobilidade na região. A iniciativa integra a Matriz de Responsabilidade da Copa de 2014 em Porto Alegre e busca dar solução ao conflito de fluxo entre veículos particulares e o transporte público.

Com as intervenções no trânsito, passou a haver estreitamento de pista em um terço da avenida, no trecho que corresponde às ruas Coronel Vicente e da Conceição. Em função da mudança, a EPTC ampliou a sinalização no local.

Agentes também permanecerão para monitorar a passagem dos veículos e para orientar condutores e pedestres, em função das obras.

Das cinco faixas da avenida Júlio de Castilhos, ficou apenas uma da direita aberta para a passagem exclusiva de ônibus. Das três faixas da esquerda, apenas uma ficou aberta para a passagem de veículos. Nesta etapa, o estreitamento da pista ocorre para que o canteiro central seja retirado. É nesse local que serão erguidos os pilares para sustentação do viaduto.

Assim, a parada de ônibus, localizada quase na esquina da Júlio de Castilhos com a Rua da Conceição, foi desativada. Outra estação de ônibus foi instalada, mas quase na rua Coronel Vicente. As obras no viaduto começaram em agosto de 2012, e a expectativa é de que sejam concluídas até novembro deste ano. O custo estimado é de R$ 19.376.380,06.