1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Fortunati visita obras da Severo Dullius
22/01/2016 - Prolongamento da Avenida Severo Dullius

Fortunati visita obras da Severo Dullius

Os trabalhos, que iniciaram em setembro do ano passado, estão em pleno andamento e, nesta etapa, está sendo executada a base da via.

O prefeito José Fortunati e o vice Sebastião Melo visitaram na tarde desta quinta-feira, 21, as obras de prolongamento da avenida Severo Dullius. Os trabalhos, que iniciaram em setembro do ano passado, estão em pleno andamento e, nesta etapa, está sendo executada a base da via. A previsão é de que o trecho de 1,9 quilômetros seja entregue no primeiro semestre do ano que vem. (fotos)

Fortunati destacou a importância do empreendimento para melhorar a mobilidade na região. “Temos um fluxo muito grande de caminhões que ingressam em Porto Alegre pela avenida dos Estados e pela BR 116, na região do aeroporto, para conseguir acessar a zona Norte da cidade. Com a obra, esses veículos poderão utilizar a Severo Dullius pela Sertório, o que deve provocar uma redução de 30% no tráfego no trajeto utilizado atualmente, qualificando o trânsito e melhorando as condições de mobilidade nessa região”, afirmou o prefeito.

O prolongamento da Severo Dullius criará um anel viário no entorno imediato do Salgado Filho, também facilitando a saída e a chegada de veículos e ônibus ao aeroporto nos dias em que são realizados eventos e shows nas casas de festas e espetáculos do entorno. Serão duas pistas com duas faixas de fluxo cada uma. No trecho serão implantadas duas pontes. A avenida terá ciclovia e passeio de pedestres com quatro metros de largura. O investimento de R$ 69 milhões.

Status da obra – A fase atual da obra é de execução da base da futura via. Essa base é constituída de aterro formado por rachão, geogrelha e solo importado. No local estão sendo realizadas escavações e a preparação da base para a execução da ponte de 88m que será implantada sobre o Arroio Areia, junto à atual avenida Dique. Os trabalhos incluem a retificação do canal Arroio Areia e a implantação da rede de drenagem, constituída de galerias e tubos de concreto.

A implantação do trecho da rua Dona Alzira, que se conectará com a avenida Severo Dullius prolongada, já foi concluída. A rota alternativa de acesso à Zona Norte, quando a obra for entregue, será a seguinte: alça do viaduto que dá acesso ao aeroporto Salgado Filho, trecho da avenida Severo Dullius existente, trecho prolongado da avenida Severo Dullius, rua Dona Alzira e, finalmente, a avenida Sertório.

Ajustes no cronograma - O secretário municipal de Gestão, Urbano Schmitt, lembrou que a obra é complexa e que o projeto precisou ser revisto devido ao terreno instável, que exige procedimentos especiais para evitar desníveis na pista. “Além do solo muito arenoso, o traçado original apresentava, em seu leito, células de aterro sanitário da época em que tínhamos aqui o antigo aterro da zona Norte, o que o inviabilizou sob ponto de vista ambiental. Um novo traçado foi estabelecido e amplamente discutido com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e precisamos ajustar o cronograma”, explicou Urbano.

Outra medida necessária foi a aprovação do projeto junto à Caixa, que demandou um tempo considerável de análise. A aprovação saiu em agosto de 2015, dando condições de início de obra para o mês de setembro de 2015. O titular da Gestão lembrou também que as desapropriações necessárias à implantação do projeto foram judicializadas, fazendo com que o cronograma sofresse mais atrasos.

O consórcio formado pelas empresas Procon, CC Pavimentadora e Toniolo Busnello é o responsável pela obra. Também acompanharam a visita o Comitê Gestor de Primeira Instância, formado por secretários e gestores do primeiro escalão da prefeitura, representantes das empresas que estão executando a obra, da Caixa, imprensa e técnicos.  

Texto de: Melina Fernandes 

Foto: Luciano Lanes / PMPA